DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM

No dia 12 de maio de 1820, nasceu Florence Nightingale. A britânica foi pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando famosa pela sua atuação na Guerra da Crimeia. Devido aos seus estudos e atividades ao longo dos anos, Florence conseguiu a fundação da Escola de Enfermagem no Hospital St. Thomas, na cidade de Londres, em 1860, um marco para a época. Muitos consideram que esse é o princípio da Enfermagem Moderna. A data é tão relevante que, neste dia, é comemorado o dia mundial da profissão.

O enfermeiro é o profissional da saúde responsável, conceitualmente, pelo atendimento direto e próximo ao paciente. Entre seu trabalho, está o de realizar exames, aplicar injeções, administrar remédios prescritos, fazer curativos e a triagem de casos, estruturar prontuários, supervisionar a organização e limpeza do ambiente hospitalar e coordenar equipes.

Coordena e confere as atividades dos técnicos e auxiliares. Diferente dos outros, está apto a atender pacientes em estado grave.

O enfermeiro precisa ter o diploma de um curso de graduação em Enfermagem. Tem duração mínima de 4 anos, e pode trabalhar com assistência a pacientes e assumir cargos administrativos. Geralmente, atua nas seguintes divisões: hospital, serviços de emergência, centro cirúrgico, obstetrícia, resgate e atendimento domiciliar.

A Importância do seu trabalho no combate à Pandemia do Covid-19

Esse protagonismo se deve pela atuação baseada em aspectos científicos, de forma efetiva e ininterrupta. Considero desafiador o fato da permanência por 24 horas no cuidado direto, tornando esses profissionais mais expostos a contaminação e colocando diariamente em risco sua saúde para salvar a vida do outro.

Com o processo de imunização em massa da população visto nos últimos anos, a Enfermagem também esteve à frente da aplicação de imunizantes e na busca ativa e conscientização de não-vacinados. A participação aconteceu em todas as etapas gerenciais e operacionais que norteiam a imunização contra a covid-19, destacando mais uma vez o papel amplo e relevante da profissão.

Parabéns aos Enfermeiros, que incansavelmente, exercem a profissão com muito amor, levando aos paciente uma assistência humanizada, se alegrando junto a eles e seus familiares em momentos de sucesso, mas também se mantendo fortes nas situações mais difíceis.