EQUIPE RISCO NÃO BIOLÓGICO E BIOLÓGICO

Hoje 02/05/2022, no auditório da OTICS Bangu, turno da tarde, apresentação para Reunião dos AVS- Agente de Vigilância em Saúde – Equipe de Fatores de Risco Não Biológico. Responsável da reunião: Igor d a Silva Brito.

A Vigilância Ambiental em Saúde é um conjunto de ações que proporciona  o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais.
São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos.
A Vigilância dos Fatores de Risco Não Biológicos trata de coordenar as atividades de vigilância em saúde ambiental relacionada aos contaminantes ambientais na água, no ar e no solo, de importância e repercussão na saúde pública, bem como dos riscos decorrentes dos desastres naturais, acidentes com produtos perigosos.