REINAUGURAÇÃO DA OTICS RIO BANGU AP 5.1

Hoje 02/09/2021, foi reinaugurado o espaço da OTICS-RIO Bangu na Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho – AP 5.1. O evento contou com a presença do Secretário de Saúde do Rio de Janeiro Drº. Daniel Soranz, Ana Luiza Caldas Subsecretária Municipal de Saúde, Drº. Luiz Felipe Pinto Coordenador da OTICS RIO, Raphael Coordenador da área programática 5.1, Angélica Diretora da Policlínica; como também, com Diretores dos setores da divisão da CAP 5.1, Gerentes e Diretores das Unidades desta AP e outros convidados, como profissionais de saúde e líderes comunitários da região.

 

As Estações OTICS Rio vêm apoiar, com uma parceria de grande importância no desenvolvimento e crescimento da assistência na Atenção Primária, tendo um papel ímpar nas capacitações de nossos profissionais de saúde, objetivando o crescimento em sua formação para um desenvolvimento de excelência dos seus trabalhos.

Parabéns a todos os envolvidos, que pensando no crescimento do profissional, alcançaremos, com certeza, sucesso na assistência no atendimento à população do Rio de Janeiro, também a Secretaria Municipal de Saúde e a prefeitura do Rio pelo trabalho realizado.

Rede de Estações OTICS!

O Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS) da cidade do Rio de Janeiro é um projeto de extensão comunitária financiado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio), que tem como objetivo desenvolver e implementar um conjunto de soluções tecnológicas para qualificar a rede de trabalhadores do SUS.

 A Rede OTICS-Rio foi criada em 2010 e inicialmente a utilização de seus espaços físicos (laboratório de informática, auditório, sala de tutoria e secretaria acadêmica) foram utilizados pelo Curso de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (PROFORMAR) da EPSJV / Fiocruz / Ministério da Saúde.

A partir de 2011, passou a contar com o apoio técnico de docentes de diversas universidades para apoiar na educação permanente e continuada dos trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família.

E desde então a OTICS-Rio atua como referência do SUS carioca para os projetos estratégicos de formação, extensão, pesquisa e apoio em rede da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV).

Em breve teremos todas as nossa Estações OTICS Rio em funcionamento, trabalhando em parceria com todas as APs – Áreas Programáticas da cidade do Rio de Janeiro.