Interface Ensino-Saúde Ações de Vigilância

Extensão universitária e devolutiva à comunidade: interface ensino-saúde fortalece ações de vigilância

Na manhã de 5 de dezembro de 2025, das 09h00 às 12h30, foi realizado no auditório da OTICS a atividade “Extensão universitária e feedback à comunidade – Interface ensino em saúde”. O encontro reuniu cerca de 40 participantes, entre estudantes do curso de Medicina da UCB e profissionais das unidades de atenção primária (UAPs) da área de planejamento e assistência AP 5.1, locais onde ocorreram as práticas de extensão. O evento teve como objetivo apresentar à comunidade acadêmica e às equipes de saúde os resultados das ações de extensão desenvolvidas nas UAPs da AP 5.1, relacionadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e à DIC — com ênfase em vacinação, tuberculose e sarampo. Ao compartilhar os resultados e aprendizados, buscou-se consolidar a lógica de retroalimentação entre ensino, serviço e comunidade.

Conteúdo e abordagem: a “interface ensino-saúde”

A iniciativa insere-se no âmbito da chamada “interface ensino-saúde”, entendida como a integração entre os processos de ensino (universidade, formação profissional) e as práticas em saúde, de modo a promover educação em saúde, formação crítica e prática reflexiva. Esse modelo privilegia, Interdisciplinaridade — combinando saberes de saúde, educação, tecnologia e comunicação para enfrentar problemas complexos de forma holística; Formação de profissionais — unindo ensino, serviço e comunidade, muitas vezes por meio de equipes de aprendizagem ativa, capazes de atuar em contextos reais de saúde pública; Educação para a saúde — com foco em conscientização, protagonismo comunitário e participação social na promoção da saúde coletiva; Uso de tecnologias e inovação — como telessaúde e ferramentas de educação a distância, para ampliar o alcance e qualificar o processo de ensino e cuidado.

A palestra de devolutiva foi conduzida por Isabela dos Santos Souza — Diretora DVS e docente na UCB —, que apresentou de modo claro os resultados das atividades de extensão, discutiu os desafios observados e os aprendizados para a comunidade e para os serviços.

Esse evento é importante, pela transparência e prestação de contas ao devolver à comunidade os resultados das práticas extensionistas, fortalece-se a confiança e o compromisso com a população atendida; Integração ensino-serviço-comunidade, a articulação entre universidade, unidades de saúde e comunidade aproxima o ensino da realidade do SUS e contribui para formar profissionais mais preparados e conscientes de seu papel social; Valorização da educação em saúde: promove a conscientização sobre prevenção de doenças e importância das campanhas de vacinação, tuberculose e sarampo — temas essenciais para a saúde pública; Estimulo a novas práticas e estudos: mostra que a extensão e a pesquisa coletiva podem servir de base para inovações, uso de tecnologias e modelos participativos de cuidado.

O evento “Extensão universitária e feedback à comunidade – Interface ensino em saúde” reafirma o compromisso da OTICS, da UCB e das UAPs da AP 5.1 com uma formação em saúde comprometida com a comunidade, com a promoção da saúde coletiva e com a construção de saberes compartilhados. A mobilização de estudantes, profissionais e comunidade reforça a importância da interface entre ensino, serviço e sociedade como estratégia para transformar a realidade da saúde.

Essa devolutiva simboliza não apenas um balanço de atividades, mas o fortalecimento de uma cultura de cuidado, educação e participação — pilares essenciais para a consolidação de práticas de saúde pública fundamentadas na responsabilidade social e na cidadania.

Fonte: SciELO+2Revista Interface+2