Gravação de Vídeo para o Novembro Azul – Auditório da OTICS Bangu
Na tarde do dia 17 de novembro de 2025, o auditório da OTICS Bangu recebeu Elvis Ferreira, apoiador da Equipe de Acessibilidade/RAP da Saúde e Saúde Integral da População Negra (SIPN) – DAPS/CAP 5.1, Willian Inácio e Yasmin Guimarães, apoiadores Surdos da Equipe de Acessibilidade Comunicativa da CAP 5.1, o propósito foi a gravação de um vídeo dedicado ao Novembro Azul. A produção teve como finalidade fortalecer a conscientização sobre a saúde do homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A gravação abordou estratégias integradas de promoção da saúde, destacando a importância do acesso qualificado aos serviços da Atenção Primária, do acolhimento humanizado e da redução das barreiras de comunicação para a população masculina. O objetivo da ação foi produzir um conteúdo acessível e inclusivo, que apoie as iniciativas realizadas no território durante o mês de novembro, alinhado às diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).
A iniciativa reforça o compromisso da Coordenação de Área Programática 5.1 (CAP 5.1) e da Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SUBPAV/SMS-Rio) em promover ações educativas, preventivas e acessíveis, garantindo equidade e cuidado integral à saúde dos homens.

Brasil é o único país da América Latina com uma política de saúde específica para a população masculina: A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). O objetivo da PNAISH é promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população, abordando de maneira abrangente os fatores de risco e vulnerabilidades associados. Através da promoção do acesso a serviços de saúde abrangentes e ações preventivas, a política busca também reconhecer e respeitar as diversas manifestações de masculinidade.

Fontes:
-
Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio)
-
Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SUBPAV)
-
Coordenação de Área Programática 5.1 (CAP 5.1)
-
Rede OTICS-Rio
-
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Ministério da Saúde, 2009)