Na manhã do dia 24 de outubro de 2025, o Laboratório de Informática da OTICS Bangu recebeu o ultimo dia e finalização do curso técnico em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Programa Mais Saúde com Agente. Participaram 19 profissionais da AP 5.1, entre ACS e ACE, com o objetivo de fortalecer as práticas desses trabalhadores essenciais para a Atenção Primária à Saúde (APS). O curso aborda as novas atribuições da categoria, previstas na Lei nº 11.350/2006, incentivando a análise das informações coletadas nas residências e territórios, a orientação à população e a construção de mapas territoriais com vulnerabilidades e dispositivos locais.

Durante o encontro, também houve uma apresentação sobre o tema Leishmaniose, abordando vetores (família Psychodidae, subfamília Phlebotominae), sintomas e evolução da doença.
Formação da Equipe Interna da Preceptoria: Prof.ª Dr.ª Daniela Riva Knauth – UFRGS; Prof.ª Dr.ª Saionara Araújo Wagner – UFRGS; Prof.ª Dr.ª Roselane Zordan Costella – UFRGS; Prof.ª Dr.ª Pricila Sleifer – UFRGS e Prof.ª Dr.ª Simone Martins de Castro – UFRGS.

O Programa Mais Saúde com Agente (MSA), é uma parceria da UFRGS com Ministério da Saúde e CONASEMS para oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).
O Programa Saúde com Agente agora é o Mais Saúde com Agente. A mudança representa a ampliação da oferta dos cursos técnicos em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), promovendo qualificação profissional para um vínculo maior e mais forte com a população, além da integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
A estratégia é uma ampliação do programa com objetivo de preparar ACS e ACE para as novas atribuições das categorias e para os desafios que se apresentam no trabalho em saúde nas comunidades.
Assim, busca-se identificar as necessidades sóciossanitárias e construir o cuidado para um sistema público de saúde mais resolutivo, justo e participativo.

OTICS Bangu – Qualificando o trabalho e fortalecendo a saúde no território!
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina