Reunião de Segmento do CAPS Lima Barreto é realizada na OTICS Bangu
No dia 7 de outubro de 2025, no turno da tarde, a Sala de Tutoria da OTICS Bangu foi palco da Reunião de Segmento com os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Lima Barreto. O encontro contou com a participação de três profissionais gestores da unidade, e teve como público-alvo os profissionais das Residências Terapêuticas. A atividade teve como objetivo principal a construção do planejamento de gestão e organização dos serviços, abordando temas como direcionamento de trabalho, organização das atividades das técnicas de enfermagem nas residências terapêuticas e o alinhamento entre acompanhantes terapêuticas e técnicas de enfermagem. A reunião foi conduzida por Larissa Galdino Alcantara dos Anjos, Coordenadora de Segmento do CAPS Lima Barreto.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) desempenham um papel fundamental na rede de atenção à saúde mental, oferecendo acolhimento, atendimento e reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e/ou transtornos decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.
Essas unidades contam com equipes multiprofissionais — formadas por médicos, psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras e outros profissionais — que atuam de forma interdisciplinar e articulada com as demais unidades de saúde e setores como educação e assistência social, sempre envolvendo a família e a comunidade nas estratégias de cuidado.
O acesso aos CAPS pode ser realizado por demanda espontânea, encaminhamento de unidades básicas ou especializadas, serviços de emergência ou após internações clínicas/psiquiátricas. Os CAPS funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, enquanto os CAPS III oferecem atendimento 24 horas, todos os dias da semana, com a possibilidade de acolhimento noturno para os usuários já acompanhados pelas equipes.

Para saber mais clique aqui: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/desmad/raps/caps