Reunião de Equipe CAPS III Lima Barreto

OTICS Bangu recebe reunião de equipe do CAPS III Lima Barreto

No dia 23 de setembro de 2025, o auditório da OTICS Bangu foi palco da Reunião de Equipe do CAPS III Lima Barreto, realizada das 9h às 12h. O encontro reuniu cerca de 27 profissionais do CAPS Lima Barreto, tendo como objetivo principal a discussão de casos dos usuários em acompanhamento na unidade, promovendo o compartilhamento de informações, reflexões e estratégias de cuidado. A atividade foi conduzida por Mariana Martelo, Diretora, e Priscila Lira, Coordenadora Administrativa do CAPS Lima Barreto, que coordenaram os debates e contribuíram para o fortalecimento do trabalho em equipe. A reunião reforçou a importância da articulação entre os profissionais do serviço, garantindo um cuidado em saúde mental cada vez mais qualificado, integral e humanizado.

Reunião de equipe CAPS III Lima Barreto - Os CAPS III atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
Profissionais da Saúde Mental – CAPS III Lima Barreto – AP 5.1
Os CAPS III atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPSad, possuindo até 05 (cinco) leitos para acolhimento noturno. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 150 mil habitantes.

Os Centros de Atenção Psicossocial são pontos de atenção estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS. Unidades que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.