Formação de ACS e ACE é realizada na Policlínica Manoel Guilherme com apoio da OTICS Bangu
Na manhã do dia 11 de setembro de 2025, a sala de reunião da Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho – AP 5.1 recebeu mais uma etapa do Curso Técnico em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), promovido pelo Programa Mais Saúde com Agente (MSA), com apoio da OTICS Bangu.
O encontro contou com a participação de 12 profissionais, tendo como público-alvo os ACS e ACE da AP 5.1. O objetivo da formação é preparar os agentes de acordo com as novas atribuições da categoria previstas na Lei nº 11.350/2006, oferecendo instrumentos para análise das informações coletadas nos territórios e para a orientação à população, contribuindo assim para a qualidade e resolutividade da Atenção Primária à Saúde.

Durante a atividade, os profissionais também discutiram e elaboraram mapas dos territórios, identificando vulnerabilidades e os principais dispositivos de apoio apontados pelos agentes em suas áreas de atuação. Além disso, tiveram acesso a aulas teóricas e práticas de primeiros socorros, fortalecendo suas competências para situações do cotidiano no cuidado à comunidade.
A formação foi conduzida pela Equipe Interna da Preceptoria, composta pelas professoras doutoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): Daniela Riva Knauth, Saionara Araújo Wagner, Roselane Zordan Costella, Priscila Sleifer e Simone Martins de Castro. A responsável pela preceptoria local foi Júlia Marques dos Santos, Gerente Técnica da CMS Manoel Guilherme da Silveira Filho – AP 5.1.

O Programa Mais Saúde com Agente (MSA) é uma parceria do Ministério da Saúde, UFRGS e CONASEMS, e tem como finalidade oferecer formação técnica para os profissionais que atuam na Atenção Primária: Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE).
Essa iniciativa representa um importante avanço para a valorização profissional e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, assegurando um cuidado mais eficiente, humanizado e alinhado às necessidades da população.

O Programa Saúde com Agente agora é o Mais Saúde com Agente. A mudança representa a ampliação da oferta dos cursos técnicos em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), promovendo qualificação profissional para um vínculo maior e mais forte com a população, além da integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
A estratégia é uma ampliação do programa com objetivo de preparar ACS e ACE para as novas atribuições das categorias e para os desafios que se apresentam no trabalho em saúde nas comunidades.
Assim, busca-se identificar as necessidades sóciossanitárias e construir o cuidado para um sistema público de saúde mais resolutivo, justo e participativo.

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina