Na manhã desta quarta-feira, 3 de setembro de 2025, o auditório da OTICS Bangu recebeu o curso técnico em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), promovido pelo Programa Mais Saúde com Agente. A capacitação contou com a participação de 22 profissionais, entre ACS e ACE da Área Programática 5.1, e teve como objetivo alinhar as equipes às novas atribuições previstas pela Lei nº 11.350/2006. O curso buscou oferecer ferramentas para que os agentes possam analisar informações coletadas nas residências e territórios de atuação, orientar a população e contribuir para a melhoria da qualidade e resolutividade da Atenção Primária à Saúde. Além disso, os profissionais discutiram e elaboraram mapas territoriais, identificando vulnerabilidades e dispositivos existentes em suas áreas de trabalho. A formação foi conduzida pela Equipe Interna da Preceptoria, composta pelas professoras doutoras Daniela Riva Knauth, Saionara Araújo Wagner, Roselane Zordan Costella, Priscila Sleifer e Simone Martins de Castro, todas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A preceptoria local ficou sob responsabilidade de Juliana Cristina Lima Dias Freitas – farmacêutica (AP 5.1). Os alunos tiveram aula teórica e prática de primeiros socorros. Com iniciativas como essa, o Programa Mais Saúde com Agente fortalece a qualificação dos profissionais e reafirma a importância do trabalho dos ACS e ACE para a saúde pública e o bem-estar da comunidade.

O Programa Mais Saúde com Agente (MSA), é uma parceria da UFRGS com Ministério da Saúde e CONASEMS para oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

O Programa Saúde com Agente agora é o Mais Saúde com Agente. A mudança representa a ampliação da oferta dos cursos técnicos em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), promovendo qualificação profissional para um vínculo maior e mais forte com a população, além da integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
A estratégia é uma ampliação do programa com objetivo de preparar ACS e ACE para as novas atribuições das categorias e para os desafios que se apresentam no trabalho em saúde nas comunidades.
Assim, busca-se identificar as necessidades sóciossanitárias e construir o cuidado para um sistema público de saúde mais resolutivo, justo e participativo.

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina