Fórum de Saúde Mental

Nesta data 26 de agosto de 2025, no auditório da OTICS Bangu, turno da manhã tivemos o “Fórum de Saúde Mental”, participaram do evento, 33 profissionais da saúde mental, o público alvo foram os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O assuntos abordados foram, discussão circular sobre a dinâmica de trabalho e os recursos da Atenção Psicossocial da AP 5.1, o objetivo do encontro foi discussão de processo de trabalho, reflexão sobre atividades profissionais na rede e o impacto sobre a qualificação do serviço oferecido, fortalecimento institucional na rede, articulação intersetorial, como também informação e a disseminação de boas práticas institucionais sobre os cuidados assistências prestadas no âmbito da reabilitação psicossocial, mais concretamente no domínio profissional e do emprego das pessoas com problemas de saúde mental. Responsável pelo evento foi Paulo Antônio de Oliveira Filho Enfermeiro e Coordenador do Ambulatório de Saúde mental da Policlínica Manuel Guilherme da Silveira Filho.

Um Fórum de Saúde Mental é um espaço para debate, estudo e análise sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde Mental.
Fórum de Saúde Mental dos Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) – AP 5.1.
Fórum de Saúde Mental é um espaço para debate, estudo e análise sobre Política Nacional de Atenção à Saúde Mental. Pode também ser um evento que visa a valorizar profissionais, integrar equipes, e estimular práticas que melhorem a qualidade de vida. 

O conceito de saúde mental transcende o âmbito individual e abrange uma rede de fatores interconectados. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Saúde Mental pode ser considerada, um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade. O bem-estar de uma pessoa está intrinsecamente ligado a uma série de condições fundamentais, que vão muito além do aspecto exclusivamente psicológico. Além dos aspectos individuais, a saúde mental é também socialmente determinada. Por isso, deve-se considerar que a saúde mental resulta da interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Pode-se afirmar que a saúde mental tem características biopsicossociais.

 

Um Fórum de Saúde Mental é um espaço para debate, estudo e análise sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde Mental.
Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

 

Ministério da Saúde – Saúde Mental, Saiba mais: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-mental