Nesta tarde do dia 11 de agosto de 2025, no auditório da OTICS Bangu, tivemos o treinamento de integrante da Equipe de Risco Não Biológico, prévia da apresentação Vigisolo, o tema abordado foi a Rota de Exposição Programa Vigisolo. O propósito é capacitar e treinar agente de risco não biológico para uma apresentação a ser efetuada no dia 15 de agosto de 2025, com isso promover a qualidade de vida, reduzir, controlar ou eliminar os riscos à saúde, adotar medidas de prevenção e promoção da saúde, os responsáveis pelo trabalho foram, Ney Jr e Renata Paula – Equipe local de Risco Não Biológico – AP 5.1.

O Vigisolo é um programa do Ministério da Saúde que faz parte do Programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos (VIGIPEQ). O objetivo do Vigisolo é a vigilância em saúde de populações expostas a solos contaminados.
A Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Substâncias Químicas – VIGIPEQ visa promover a qualidade de vida, reduzir, controlar ou eliminar a vulnerabilidade e os riscos à saúde de populações expostas ou potencialmente expostas a substâncias químicas, de forma a adotar medidas de prevenção e promoção e de atenção integral à saúde das populações expostas.

A VIGIPEQ realiza atividades rotineiras em todas as esferas de gestão do setor saúde, implementando um conjunto de ações que respeitam as especificidades dos territórios e os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
As etapas preliminares fundamentais da atuação da VIGIPEQ incluem a caracterização contínua dos territórios e da situação de saúde da população em relação à exposição ou potencial exposição a substâncias químicas, o que permite direcionar as ações de vigilância para áreas e grupos populacionais com maiores vulnerabilidades e riscos à saúde

A metodologia usada no Brasil para fazer o estudo de avaliação de risco à saúde humana é a da Agência para Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças (Agency for Toxic Substances and Disease Registry – ATSDR) que foi criada com a missão de desenvolver atividades de saúde pública especificamente associadas com a exposição, real ou potencial, a agentes perigosos emitidos para o ambiente.
Consideram-se objetos de avaliação para esta metodologia os compostos químicos, elementos ou combinações que, por sua quantidade, concentração, características físicas ou toxicológicas, possam representar um perigo imediato ou potencial para a saúde humana ou o ambiente, quando são inadequadamente usadas, armazenado, transportado, tratado ou eliminado.

Saiba mais clicando no link: https://saude.prefeitura.rio/vigilancia-saude/ambiental/vigisolo/