Treinamento de DIU para Enfermeiros e Médicos da AP 5.1

Neste dia, 7 de agosto de 2025, turnos manhã e tarde, no auditório da OTICS Bangu, tivemos o terceiro dia de “Formação em Saúde Integral, Reprodutiva e Sexual” com foco na inserção, revisão e remoção do DIU – (Dispositivo Intrauterino) na Atenção Primária à Saúde (APS) e maternidades da área, último dia com as aulas práticas de todo conteúdo aplicado, incluindo o implante contraceptivo no braço (Implanon), também conhecido como implante subdérmico, é um método contraceptivo de longa duração que consiste em um pequeno bastão flexível inserido sob a pele, geralmente no braço, que libera um hormônio (etonogestrel) para prevenir a gravidez.  Ele é uma opção eficaz e reversível de contracepção, com duração de até três anos. Participaram do treinamento, 40 profissionais de saúde, o público alvo foram os enfermeiros e médicos das unidades de saúde da AP 5.1, o assunto abordado foi, a habilitação na inserção de DIU visando capacitar os profissionais para o atendimento às pacientes, quando indicado, realizando a implantação do dispositivo com as orientações necessárias, tempo de troca, intercorrências, como dor, sangramentos e outros, oferecendo as pacientes confiança e tranquilidade nesse método contraceptivo. A responsável pela capacitação foi Vanessa Henriques – Enfermeira RT da CAP 5.1, tivemos a participação dos preceptores, Priscila Cordeiro Mafra – Médica RT CAP 5.1, Thalita Schitine Lemos – Médica graduada pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio), com especialização em Medicina de Família e Comunidade pelo Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (PRMMFC-SMSRJ) – NIR (CAP 5.1) e Zuleide Aguiar – Enfermeira Obstetra da Casa de Parto.
Treinamento de DIU para Enfermeiros e Médicos das Unidades de Atenção Primária da AP 5.1, Educação Permanente.
Treinamento de DIU para Enfermeiros e Médicos da AP 5.1.

O DIU – (Dispositivo Intrauterino) é um dispositivo em forma de “T” ou “Y” introduzido dentro da cavidade do útero pelo ginecologista, podendo ser composto por cobre, prata e cobre ou hormônios, sendo considerado um método contraceptivo de longo prazo.

No entanto, o DIU hormonal também pode ser indicado para o tratamento da endometriose, sangramento menstrual excessivo ou ainda para proteger contra o crescimento excessivo do revestimento interno do útero, durante a terapia de reposição hormonal.

O DIU só pode ser colocado e removido pelo ginecologista, e embora possa começar a usar em qualquer momento do ciclo menstrual, desde que se tenha certeza de que a mulher não está grávida, deve ser colocado, preferencialmente, durante a menstruação.

Treinamento de DIU para Enfermeiros e Médicos das Unidades de Atenção Primária da AP 5.1, Educação Permanente.
Implante contraceptivo no braço (Implanon), também conhecido como implante subdérmico.

O Rio é um dos municípios pioneiros a oferecer pelo SUS este método contraceptivo, que tem 99,8% de eficiência, comparável à laqueadura tubária. Os dispositivos foram adquiridos pela Prefeitura dentro das estratégias para redução da mortalidade materna, visando o planejamento familiar, sexual e reprodutivo da mulher em idade fértil, além da prevenção de gestações indesejadas.

Treinamento de DIU para Enfermeiros e Médicos das Unidades de Atenção Primária da AP 5.1, Educação Permanente.
DIU – (Dispositivo Intrauterino) na Atenção Primária à Saúde (APS) e maternidades da área, último dia com as aulas práticas de todo conteúdo aplicado.

O Rio já dispõe em sua rede o DIU de cobre, fornecido pelo Ministério da Saúde para todos os municípios brasileiros. Agora, a SMS está adquirindo 5 mil unidades do DIU hormonal, quantidade estimada para uso durante seis meses. A indicação de uso de um dispositivo ou outro caberá ao profissional de saúde, que avaliará as condições clínicas de cada paciente para decidir, com ela, qual o método mais adequado para seu caso específico.

Treinamento de DIU para Enfermeiros e Médicos das Unidades de Atenção Primária da AP 5.1, Educação Permanente.
Pratica na inserção, revisão e remoção do DIU – (Dispositivo Intrauterino)

“O planejamento familiar é uma das estratégias mais importantes para o enfrentamento da mortalidade materna. A SMS oferece em sua rede básica métodos contraceptivos como pílula anticoncepcional, DIU de cobre, preservativos masculino e feminino, laqueadura, vasectomia e, agora, o DIU hormonal. Cada método tem benefícios e algumas contraindicações e, com a orientação do profissional de saúde, a mulher, e em alguns casos o casal, poderá escolher o mais indicado para o seu caso”, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Treinamento de DIU para Enfermeiros e Médicos das Unidades de Atenção Primária da AP 5.1, Educação Permanente.
Médicos e Enfermeiro – CAP 5.1.

 

Saiba mais clicando aqui: https://saude.prefeitura.rio/noticias/municipio-do-rio-oferece-diu-hormonal-para-planejamento-familiar-em-unidades-de-atencao-primaria/

https://saude.prefeitura.rio/saude-da-mulher/