Nesta data, 31 de julho de 2025, no laboratório de informática da OTICS Bangu, tivemos a capacitação do Prontuário Carioca da Saúde Mental (PCSM) – Sistema digital que unifica prontuários da rede de saúde mental do Rio, integrando dados de quase 100 mil pacientes para melhorar atendimento, planejamento de políticas públicas e solução de emergências. O público alvo foram os novos profissionais do deambulatório da Atenção Psicossocial (APS Lima Barreto) – AP 5.1. Os assuntos abordados foram, manuseio do prontuário carioca de saúde mental para os profissionais da Atenção Psicossocial. O objetivo do evento é capacitar os profissionais para o uso do PCSM. O foco da capacitação é otimizar o processo de trabalho, garantindo maior qualidade nos registros feitos no sistema. Isso inclui o aprimoramento do atendimento e um acolhimento mais humanizado nas unidades de saúde. A responsável da capacitação foi Tassia Pacheco, psicóloga e sanitarista, que atua na Superintendência de Saúde Mental da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O Prontuário Carioca da Saúde Mental (PCSM) é uma iniciativa pioneira que desenvolvemos em conjunto à Secretaria Municipal de Saúde, através da Superintendência de Saúde Mental do Município do Rio de Janeiro (SSM-RJ). Lançado em dezembro de 2020, o PCSM integra as informações dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município, substituindo os antigos prontuários de papel por um sistema eletrônico unificado e intuitivo, foi reconhecido, e premiado, como solução inovadora pelo Prêmio Espírito Público, em 2024.
O sistema abrange 37 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Instituto Philippe Pinel, consolidando dados de mais de 94 mil prontuários, incluindo pacientes que já não estão em tratamento. Essa integração facilita o acesso às informações de qualquer local com conexão à internet, permitindo um atendimento mais ágil e eficiente.

Uma das inovações do PCSM é a possibilidade de acessar atualizações sobre os pacientes em tempo real, o que se mostrou crucial em casos de emergência. Um caso real, que demonstra o valor e importância do PCSM foi do reencontro de familiares, onde um paciente em situação de rua foi localizado por sua família após dois anos, graças à integração de dados proporcionada pelo sistema.
Além disso, o PCSM facilita a geração de relatórios precisos, auxiliando no planejamento de políticas públicas mais eficazes e na otimização dos serviços oferecidos. O sistema está em constante desenvolvimento, incorporando sugestões dos profissionais da rede para melhor atender às necessidades dos usuários.
Ao valorizar pacientes, profissionais e gestores da saúde mental, o Prontuário Carioca da Saúde Mental contribui para garantir a representatividade, equidade e inclusão de grupos historicamente marginalizados, fortalecendo o setor público e demonstrando a viabilidade de sistemas de desenvolvimento público integrados que otimizam a coleta de dados em benefício coletivo.

Saiba mais: https://saude.prefeitura.rio/saude-mental/documentos-tecnicos/
https://www.iplan.rio/produtos/prontuario-carioca-de-saude-mental