Na tarde do dia 18 de junho de 2025, no auditório da OTICS Bangu, tivemos a reunião geral CMS Manoel Guilherme – AP 5.1, participaram do encontro, 20 profissionais do CMS, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais de saúde bucal, ACSs, corpo técnico, os assuntos abordados foram, acompanhamento do SISARE; acompanhamento do monitor carioca e carioquinha; acompanhamento do BF e CFC; entrega do kit odonto; registros de atividades coletivas e educativas e na escola; registrar nominalmente os casos discutidos em reunião de equipe no PEP; vacinação de grupos prioritários; accountability 18/08/25; atualização do PEP com raça/cor (era 364 fomos para 36) e óbito; rumores de surto e preenchimento mensal da planilha forms de monitoramento de surto da escola; pauta fixa de gestante na reunião de equipe; monitoramento da gestante em 24h após vaga-zero e preenchimento da ficha B; agendar no cartão das gestantes de risco a data da nutrição e colocar na agenda da Fernanda; curso de gestante 26/06 as 10:30; toda MIF sempre perguntar sobre método contraceptivo. Perguntar sobre DUM. Responsável pelo evento foi, Julia Marques – Gerente Técnica do CMS Manoel Guilherme da Silveira Filho.

As reuniões em equipe podem ser caracterizadas como momentos de diálogo, nos quais é possível elaborar planos de atendimento para cada indivíduo e cada família, oportunidades para a socialização do conhecimento, planejamento conjunto e subsídios para tomadas de decisões mais assertivas. Além disso, as reuniões contribuem para a readequação do processo de trabalho, apresentação de notas técnicas e informes de gestão.
A Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
