Qualificação do Registro População Negra

Neste dia, 14 de maio de 2025, turno da tarde, na sala de apoio a gestão da OTICS Bangu, tivemos a reunião remota referente a qualificação do registro população negra, com os pontos focais da saúde integral da população negra do território da AP 5.1, com a participação da DICA, o objetivo do encontro foi a oficina de qualificação do quesito raça/cor e preenchimentos de atividades coletivas no vita care. Participaram da reunião, Elvis Ferreira e Jaqueline Nascimento, apoiadores do projeto – Promoção da Saúde CAP 5.1.

 

Qualificação do Registro População Negra, qualificação do quesito raça/cor e preenchimentos de atividades coletivas no vita care.
Elvis Ferreira e Jaqueline Nascimento, apoiadores do projeto – Promoção da Saúde CAP 5.1

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é um compromisso firmado pelo Ministério da Saúde no combate às desigualdades no Sistema Único de Saúde (SUS) e na promoção da saúde da população negra de forma integral, considerando que as iniquidades em saúde são resultados de injustos processos socioeconômicos e culturais – em destaque, o vigente racismo – que corroboram com a morbimortalidade das populações negras brasileiras. Para implementar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, é necessário que gestores, movimentos sociais, conselheiros e profissionais do SUS trabalhem em prol da melhoria das condições de saúde da população negra, a partir da compreensão de suas vulnerabilidades e do reconhecimento do racismo como determinante social em saúde.

 

Saiba mais clicando aqui: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_populacao_negra_3d.pdf