Oficina de Horticultura

Na tarde do dia 7 de abril de 2025, os alunos da Academia Carioca da – AP 5.1, foram contemplados com uma oficina de horticultura, os assuntos abordados foram, plantio de mudas de hortaliças, alface verde e roxo, salsa, coentro, mostarda e cebolinha. A finalidade dessa ação foi ensinar a plantar e cultivar hortaliças no espaço da unidade básica de saúde, com o propósito de usar o produto cultivado na alimentação, cultivando hábitos saudáveis para si e suas famílias. O responsável por ministrada a oficina foi, o Biólogo Misael Medeiros, responsável pelas Práticas Integrativas e Complementares (PICS) da CAP 5.1.

Alunos da Academia Carioca do CMS Masao Goto – AP 5.1

Oficina de Horticultura é uma área da agricultura que se dedica ao cultivo de plantas comestíveis, como hortaliças, frutas e ervas.  Oficina de Horticultura é uma área da agricultura que se dedica ao cultivo de plantas comestíveis, como hortaliças, frutas e ervas.  Oficina de Horticultura é uma área da agricultura que se dedica ao cultivo de plantas comestíveis, como hortaliças, frutas e ervas. 

A horticultura é uma área da agricultura que se dedica ao cultivo de plantas comestíveis, como hortaliças, frutas e ervas.

A olericultura é o ramo da horticultura que se dedica ao cultivo de hortaliças, que podem ser constituídas por folhas, raízes, caules, frutos e inflorescências.

Um horticultor é um profissional especializado no cultivo e manejo de plantas, especialmente vegetais, flores e ervas.

Para criar uma horta, pode seguir os seguintes passos, planear a área; avaliar o solo; adquirir ferramentas e materiais; preparar um solo com terras ricas em nutrientes; escolher as hortaliças e plantas; encontrar recipientes para a plantação; germinar as sementes na horta e plantar.

Oficina de Horticultura é uma área da agricultura que se dedica ao cultivo de plantas comestíveis, como hortaliças, frutas e ervas. 

Hortaliças ou oleráceas constituem um amplo grupo de plantas cultivadas abrangidas pela olericultura (do latim olus, oleris = hortaliça, collere = cultivar). Trata-se, portanto, do cultivo de hortaliças ou de plantas oleráceas, conhecidas popularmente como verduras e legumes. Do ponto de vista do cultivo, quase todas as hortaliças distinguem-se pelo período curto de cultivo, ciclo de produção anual (a maioria), bienal (algumas) e perene (poucas) e necessidade de tratos culturais intensivos. Do ponto de vista de consumo, a maior parte das hortaliças apresenta consistência tenra, sendo utilizadas ao natural ou processadas. Como hortaliças frescas, conservam-se em condições apropriadas de consumo por curto período de tempo depois de colhidas, destacando-se as folhosas. No entanto, a característica marcante da exploração olerícola advém do fato de as hortaliças constituírem um grupo diversificado de plantas, abrangendo quase uma centena de espécies cultivadas nas diferentes regiões geográficas do país e durante os doze meses do ano.

Oficina de Horticultura é uma área da agricultura que se dedica ao cultivo de plantas comestíveis, como hortaliças, frutas e ervas. 

Fontes: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/983087/1/MANUAL-DE-PRODUCAO-DE-HORTALICAS-TRADICIONAIS.pdf

https://www.sistemafaep.org.br/wp-content/uploads/2021/11/PR.0315-Olericultura-Planejamento-da-Producao_web.pdf