Processo Seletivo de Auxiliar de Saúde Bucal

Aconteceu, no dia 7 de fevereiro, no auditório da OTICS Bangu, turno da manhã, o processo seletivo de auxiliar de saúde bucal. Participaram da entrevista 20 profissionais da categoria, o  objetivo foi a captação de candidatos para banco de reserva. No primeiro momento, os candidatos participaram de uma palestra focada na metodologia de trabalho, da Saúde Bucal, na Atenção Primária a Saúde, logo após, cada profissional foi entrevistado individualmente pelos profissionais da CAP 5.1 e OS responsável pela área programática (AP), Nathalia Souza – RH Instituto Gnosis, Luciana Dufrayer  e Lucineide Oliveira – Coordenadoras de Saúde Bucal da CAP 5.1.

Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro lugar aonde as pessoas vão para cuidar da saúde e resolver a maioria dos problemas. Na Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, as equipes de Saúde Bucal (eSB) trabalham em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Odontológicas Móveis (UOM).

As eSB da Estratégia Saúde da Família (ESF) são muito importantes para melhorar a assistência odontológica das pessoas. Elas seguem os princípios do SUS: atender a todos (universalidade), tratar todos de forma justa e de acordo com sua necessidade (equidade) e cuidar de todos os aspectos da saúde (integralidade). Essas equipes trabalham com outros profissionais de saúde, criando laços com as famílias e as comunidades para oferecer um cuidado mais eficaz.

Processo Seletivo de Auxiliar de Saúde Bucal, com o objetivo da captação de candidatos para banco de reserva.
Entrevista individual dos candidatos.

Para facilitar o acesso aos cuidados odontológicos para pessoas que vivem em regiões de difícil acesso, como as áreas rurais, o Ministério da Saúde criou o Componente Móvel da Atenção à Saúde Bucal através da Unidade Odontológica Móvel (UOM).

Hoje, a UOM é usada exclusivamente pelos profissionais das equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família. Ela ajuda essas equipes a realizar suas atividades, garantindo que as populações rurais, quilombolas, assentadas e que vivem em áreas isoladas ou de difícil acesso possam receber ações de promoção, prevenção e atendimento básico de saúde bucal.

Se alguém atendido pela UOM precisar de cuidados mais especializados, ele pode ser encaminhado aos Centros de Especialidade Odontológica (CEO) ou Serviços de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb) para continuar o tratamento.

Processo Seletivo de Auxiliar de Saúde Bucal, com o objetivo da captação de candidatos para banco de reserva.
Nathalia Souza – RH Instituto Gnosis, Lucineide Oliveira e Luciana Dufrayer  – Coordenadoras de Saúde Bucal da CAP 5.1.

 

Saiba mais: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/brasil-sorridente/saude-bucal-na-aps