UTILIDADE PÚBLICA:
Nesta data, 26/09/2024, no auditório da OTICS Bangu, turno da tarde, Drª Mercia Magali Vieira Lopes de Carvalho, responsável pelos grupos de AAI do Centro Especializado em Reabilitação (CER), da Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho, capacita os pacientes contemplados com os aparelhos auditivos. O objetivo do evento foi a entrega de aparelhos auditivos para quatro (4) pacientes do CER. Os pacientes foram capacitados quanto ao uso e preservação do aparelho para sua durabilidade, tempo de adaptação e também a importância do uso diário.
Para dar assistência às pessoas com deficiência, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) é um ponto de atenção ambulatorial de referência e que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva. Presente em todos os estados brasileiros, o CER é organizado a partir da combinação de no mínimo duas modalidades de reabilitação, como física, intelectual, visual e auditiva.
Os centros podem ser organizados das seguintes formas:
- CER II: composto por duas modalidades de reabilitação;
- CER III: composto por três modalidades de reabilitação;
- CER IV: composto pelas quatro modalidades de reabilitação.
O atendimento no Centro Especializado em Reabilitação é realizado de forma articulada com os outros pontos da Rede de Atenção à Saúde, por meio do Projeto Terapêutico Singular, cuja construção envolve a equipe, o usuário e a família. Além disso, o CER pode constituir rede de pesquisa e inovação tecnológica em reabilitação e ser polo de qualificação profissional no campo da reabilitação por meio da educação permanente.
A comunicação entre profissionais de saúde e pessoas com deficiência auditiva é um desafio. Com o intuito de explorar as possibilidades de comunicação com esse público, o Ministério da Saúde lança o curso “Comunicação Efetiva com a Pessoa com Deficiência Auditiva e Surda na Atenção Primária em Saúde”, na plataforma UNA-SUS. São 10 mil vagas e as inscrições ficam abertas até janeiro de 2023.
O curso, disponibilizado na modalidade Ensino a Distância, tem carga horária de 180 horas-aula. Os alunos matriculados serão instruídos sobre as formas de comunicações atuais e as conquistas da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência. Vídeos, podcasts, e-books, infográficos interativos, material de referência em PDF e questionários serão utilizados para atualizar os participantes nos seguintes temas:
- “Surdo-mudo” é coisa do passado: desmistificando a comunicação com a pessoa com deficiência auditiva e/ou surda;
- Comunicação, perda auditiva e atenção à saúde da pessoa com deficiência auditiva e/ou surda: uma inter-relação necessária;
- Promovendo mudanças: comunicação inclusiva nos serviços de Atenção Primária à Saúde.
O curso é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Fonte: CER