ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS

UTILIDADE PÚBLICA:

Na sala de tutoria da OTICS Bangu, neste dia, 24/09/2024, turno da tarde, tivemos os Educadores em Saúde na elaboração de atividades lúdicas, o assunto abordado foi a saúde bucal. O objetivo do encontro foi a  construção de atividades, com promoção da saúde nas escolas municipais da AP 5.1. O responsável da equipe é William Nunes Araujo – Educador em Saúde – CAP 5.1.

Elaboração de atividades lúdicas, com objetivo na promoção da saúde nas escolas municipais da Área Programática 5.1.
Educadores em Saúde – AP 5.1.

O educador de saúde, desenvolverá e promoverá programas de saúde para a comunidade. Coletará e analisará dados dos interessados da comunidade, para determinar a programação. Conduzirá pesquisas e desenvolverá apresentações para atender às necessidades da comunidade.

O educador de saúde é um profissional que desenvolve e promove programas de saúde para a comunidade, e que tem um papel importante na Estratégia Saúde da Família (ESF):
  • Coletando e analisando dados da comunidade para determinar a programação
  • Conduzindo pesquisas
  • Desenvolvendo apresentações
  • Promovendo a saúde
  • Prevenindo doenças e agravos
  • Vigilando a saúde 
    Elaboração de atividades lúdicas, com objetivo na promoção da saúde nas escolas municipais da Área Programática 5.1.
    Elaboração de Atividade Lúdica – AP 5.1.

A ESF é uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa reorganizar a atenção básica no país. A equipe de saúde da família é composta por profissionais como médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde. 

A atuação do médico da ESF deve ser generalista, atendendo a todos os membros das famílias, independentemente de idade ou sexo. O profissional deve se comprometer com a pessoa, considerando seu contexto biopsicossocial. 

Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.

Saiba mais, clicando aqui: Estratégia Saúde da Família