UTILIDADE PÚBLICA:
Nesta data, 30/07/2024, turnos manhã e tarde, no auditório da Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho – PAM Bangu, aconteceu a Oficina “Acesso Mais Seguro”, participaram do encontro, 30 profissionais da saúde. o público alvo foram os profissionais das unidades de saúde da AP 5.1. O assunto abordado foi Acesso Mais Seguro, o objetivo do evento foi a elaboração de Planos de Contingência de Acesso Mais Seguro como, proteger vidas, promover ambientes seguros e fortalecer a resiliência dos profissionais de instituições públicas e estruturas de serviços públicos essenciais que trabalham em áreas afetadas pela violência armada, também foram discutidas quais consequências da violência armada estão no território de abrangência das unidades de referência da 5.1, acesso mais seguro para serviços públicos essenciais. A realização da oficina foi apoiada pelo OTICS Bangu. A responsável pela oficina foi, Simone Pires e Silva – Psicóloga da CAP 5.1.
Legenda de Riscos
AMARELO: Situação de risco moderado no território. Preconizar a manutenção de trabalho interno, sem visita domiciliar nas microáreas com risco sinalizadas.
LARANJA: Situação de risco alto no território. Atividades internas e externas temporariamente suspensas.
VERMELHO: Situação de risco crítico no território. Orientar saída em segurança dos usuários e profissionais da unidade, com posterior fechamento da unidade.
A oficina tem a metodologia de mostrar o impacto, que é causado, para a comunidade que é atendida pela unidade de saúde que fica fechada o dia inteiro. Por isso, é importante que os profissionais consigam mensurar o risco real a que estão expostos, além de adotarem medidas adequadas de prevenção àquele risco. O objetivo do programa é não expor os profissionais e usuários de serviços essenciais à população, mas também não limitar o acesso à atividade.
Saiba mais clicando aqui: https://subpav.org/aps/publico/acesso_mais_seguro/