Neste dia, 16/09, turno da tarde, no auditório da OTICS Bangu, tivemos a reunião de indicadores de Hipertenção Arterial Sistêmica(HAS) e Diabetes Mellitus(DM), como também a palestra dos profissionais da ZONA OESTE MAIS saneamento com o Programa OLHOVIVO. Participaram do encontro 36 profissionais de saúde da Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho. O objetivo do encontro é a consciencialização dos profissionais de saúde quanto a importância de levar a prevenção com informações aos paciente dos cuidados e alerta para essas doenças. Os profissionais tiveram a oportunidade de entender que reciclar o seu óleo é uma atitude de cidadania e respeito ao Meio Ambiente.
Programa OLHOVIVO – A Zona Oeste Mais Saneamento desenvolveu, em parceria com a Grande Rio Reciclagem Ambiental, o Programa Olho Vivo. O Programa promove a coleta de óleo de cozinha usado, mobilizando a população a dar destinação correta para este bem de consumo. Saiba mais clicando aqui: https://www.zonaoestemais.com.br/
A hipertensão arterial sistêmica – ou simplesmente hipertensão – é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Quando não controlada, leva a complicações como insuficiência cardíaca, insuficiência renal, acidente vascular cerebral, contribuindo de forma expressiva para a perda de anos de vida saudáveis na população.
Os fatores de risco modificáveis, como a ingestão elevada de sal, o excesso de peso ou a obesidade, o consumo de álcool, o sedentarismo, o tabagismo, aumentam o risco de desenvolvimento da hipertensão arterial sistêmica. Em torno de um a cada quatro adultos no mundo (22,0%) apresentava diagnóstico médico de hipertensão arterial sistêmica em 2015.
Já o diabetes mellitus é causado por uma insuficiência na produção de insulina pelo pâncreas ou pela dificuldade de uso da insulina produzida pelo corpo. O aumento gerado por essa deficiência na insulina resulta no aumento da glicose no sangue e pode causar danos aos olhos, rins e nervos, além de também aumentar o risco de desenvolvimento das doenças cardiovasculares.
Assim como no caso da hipertensão, fatores comportamentais têm importante papel no surgimento da diabetes. Aproximadamente um a cada dez adultos (9%) no mundo possuía diagnóstico médico de diabetes em 2014. Por isso, é de fundamental importância que as pessoas busquem manter a prática de hábitos saudáveis.
Saiba mais clicando aqui: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/marco/hipertensao-e-diabetes-sao-os-principais-fatores-de-risco-para-a-saude-no-pais