ENCONTRO PRECEPTORIA CURSO SAÚDE COM AGENTES

Hoje 14/06/2023, tivemos no auditório da OTICS Bangu o terceiro encontro com os alunos do Curso Saúde com Agente. Número de participantes: 25. Público alvo: Alunos do curso, Agente de Vigilância em Saúde. Assuntos abordados: atividades realizadas em campo pelos agentes. O objetivo do encontro foi as orientações aos alunos sobre as atividades práticas do curso. Responsável preceptor: Simone Leite – Referencia Técnica do Risco Não Biológico.
Apresentação de uma simulação com os primeiros socorros no ataque de serpentes!
Os acidentes causados por serpentes merecem muita atenção, não apenas por causa do risco individual da vítima picada, mas também pelo ponto de vista da saúde pública. Esses acidentes infelizmente são frequentes e graves, já que o Brasil apresenta um grande número de espécies de cobras venenosas.
Os sintomas de picada variam muito de acordo com o tipo de cobra, podendo haver, entre eles: Infecção e necrose na região da picada vômitos e diarreia,  Ddminuição dos batimentos cardíacos queda da pressão arterial, sensação de formigamento no local. Procedimentos de primeiros socorros: lavar o local da picada com água e sabão; evitar que a pessoa ande ou corra, colocando-a em decúbito dorsal, com o membro picado elevado; manter o paciente hidratado; não fazer o uso de torniquetes, incisões ou passar gelo e outras substâncias no local da picada. Se possível, tirar uma foto ou prestar atenção nas características do animal para que seja mais fácil identificar a espécie de cobra para a aplicação do soro antiofídico; levar a vítima para o hospital ou centro de saúde mais próximo.

Programa Saúde com Agente

Trata-se de um curso de nível Técnico em Agente Comunitário de Saúde que será realizado em modelo híbrido com atividades em Educação a Distância (EAD) e atividades práticas presenciais. Os alunos serão acompanhados nas atividades teóricas por tutores e nas atividades práticas por preceptores.

Conteúdo do Curso

  • Realizar diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada com profissionais da atenção básica;
  • Desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território;
  • Realizações ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias na lógica da vigilância em saúde;
  • Propiciar aprendizagem relativa à coleta e registro de dados relativos às visitas domiciliares referentes às particularidades de grupos específicos.
  • Conhecer as condicionalidades de programas sociais, em parceria com a rede de atenção;
  • Desenvolver ações de planejamento integrado no tocante à promoção, prevenção e controle das doenças e agravos no seu território de atuação.

O Projeto Saúde com Agente é uma parceria da UFRGS com Ministério da Saúde e Conasems para oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Visa formar Agentes Comunitários de Saúde, teórica e tecnicamente, habilitando-os a atuar na identificação, prevenção e controle das doenças e agravos e, aperfeiçoar os processos de trabalho direcionando-os pelos indicadores de saúde integrado a vigilância em saúde.

Visa formar teórica e tecnicamente os Agentes de Combate às Endemias na identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local, sejam eles associados a fatores biológicos, econômicos, culturais, sociais, demográficos e ambientais na identificação precoce de sinais e sintomas de doenças e agravos, com ênfase na promoção da saúde.

A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

 

Saiba mais clicando: https://saudecomagente.ufrgs.br/…/acs/

https://www.gov.br/…/programa-saude-com-agente

https://inbraep.com.br/publicacoes/picadas-de-animais-peconhentos/