Atualização de dados no prontuário de saúde mental fortalece a assistência do SRT do CAPS Neusa Santos
Na manhã de hoje, 4 de janeiro de 2026, na Sala de Apoio à Gestão da OTICS Bangu, profissionais da equipe do Serviço de Residência Terapêutica (SRT) do CAPS Neusa Santos – AP 5.1 realizaram a atualização dos dados no prontuário de saúde mental dos usuários acompanhados pelo serviço, além de participarem de uma reunião para discussão e alinhamento do processo de trabalho. A atividade contou com a participação de 7 profissionais responsáveis pelas Residências Terapêuticas, que se dedicaram à digitação, revisão e qualificação das informações clínicas e assistenciais, bem como à análise coletiva das rotinas e fluxos de cuidado. O objetivo da ação foi manter os prontuários atualizados, garantindo que todos os profissionais envolvidos na continuidade do cuidado tenham acesso a informações fidedignas e atualizadas, além de fortalecer o processo de trabalho no âmbito do SRT.

O desenvolvimento dessas atividades é de fundamental importância para o fortalecimento da assistência em saúde mental, uma vez que o prontuário atualizado contribui para a qualidade do cuidado, a segurança do paciente e a efetividade do tratamento, além de favorecer a integração das equipes e a continuidade do acompanhamento na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
O prontuário eletrônico é um repositório de informações mantidas de forma eletrônica, ao longo da vida de um indivíduo. Nele estão armazenadas as informações de saúde, clínicas e administrativas, originadas das ações das diversas categorias profissionais que compõem a APS. Além disso, é necessário que tenha pelo menos as seguintes características principais, registro de anamnese, exame objetivo e variáveis clínicas; prescrição de medicamentos ou outros métodos terapêuticos; emissão de atestados e outros documentos clínicos; solicitação de exames e outros métodos diagnósticos complementares; encaminhamentos a outros pontos da rede de atenção à saúde e acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais.
Os dados dos cidadãos ficam todos no mesmo lugar, e todos os profissionais de saúde podem acessar as informações. O prontuário eletrônico já tem um padrão para as informações que devem ser lançadas de acordo com condições avaliadas e ciclos de vida, o que torna o registro facilitado. Isso associado ao fato de todas as letras serem legíveis, o que acaba diminuindo o tempo de cada consulta.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são lugares onde oferecem serviços de saúde abertos para a comunidade. Uma equipe diversificada trabalha em conjunto para atender às necessidades de saúde mental das pessoas, incluindo aquelas que enfrentam desafios relacionados as necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Esses serviços estão disponíveis na região e são especialmente focados em ajudar em situações difíceis ou no processo de reabilitação psicossocial.
Saiba mais clicando aqui: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/desme/raps/caps
https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/informatiza-aps/prontuario-eletronico