Ação de Agendamento e Qualificação do SISREG

Ação de Agendamento e Qualificação do SISREG aprimora processos de Regulação na AP 5.1

No dia 14 de novembro de 2025, a OTICS Bangu sediou, no Laboratório de Informática, a Ação de Agendamento e Qualificação do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), reunindo 17 RTs médicos da Área Programática 5.1. A capacitação foi conduzida por Thalita Schitine Lemos da Silva, profissional do Núcleo Interno de Regulação ( NIR )da AP 5.1, sob coordenação de Priscila Mafra, RT médica da CAP 5.1, com apoio da equipe do NIR. O objetivo do evento foi capacitar os profissionais para aprimorar o agendamento e a solicitação de encaminhamentos via SISREG, qualificando o uso do sistema e fortalecendo os fluxos de regulação da rede assistencial. A importância da qualificação no uso do SISREG é fundamental para garantir equidade na distribuição de vagas; reduzir inconsistências e retrabalho nas solicitações; melhorar o tempo-resposta das regulações; otimizar o acesso do usuário aos serviços de média e alta complexidade e dar mais segurança, eficiência e padronização aos processos assistenciais.

Conforme diretrizes da Política Nacional de Regulação e orientações técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a correta utilização do sistema de regulação é essencial para a organização da rede e para a tomada de decisão baseada em dados confiáveis.

Sistema Nacional de Regulação (SISREG) O Sistema Nacional de Regulação (SISREG) é um sistema web, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, aos estados e municípios, para o gerenciamento do Complexo Regulador, através dos módulos de regulação ambulatorial e hospitalar, que permitem a regulação do acesso aos serviços de saúde. A utilização do sistema não tem caráter compulsório, e sua configuração é customizada por cada secretaria de saúde.

Algumas funcionalidades

MÓDULO AMBULATORIAL

  •  Gestão das listas de espera
  •  Regulação a partir da AB
  • Classificação de risco e priorização
  • Agendamento de consultas, exames e terapia
  • Geração do BPA

 

MÓDULO HOSPITALAR

  • Gestão das listas de cirurgias eletivas
  •  Encaminhamento das urgências
  • Classificação de risco e priorização
  • Gestão dos mapas de leito
  • Autorização da AIH

Fontes fidedignas utilizadas

– Ministério da Saúde – Política Nacional de Regulação
– Ministério da Saúde – Diretrizes técnicas do Sistema de Regulação (SISREG)
– Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – Subsecretaria de Regulação / Coordenação de Sistemas de Regulação