Reunião de Diaristas da Residência Terapêutica

Reunião de Diaristas da Residência Terapêutica na OTICS Bangu

Na manhã do dia 30 de setembro de 2025, a Sala de Tutoria da OTICS Bangu recebeu a Reunião de Diaristas, reunindo quatro cuidadores de Residência Terapêutica (RT). A atividade, conduzida por Ana Carolina Ramos de Brito – Acompanhante Terapeuta (AT) de SRT e Larissa Galdino – Coordenadora (SRT), com participação de Juliana G. Victória e Michael Ribeiro, teve como pauta a prestação de contas e o fortalecimento do trabalho em equipe, reforçando o compromisso com o cuidado integral aos usuários. Esse encontro faz parte das ações de acompanhamento e supervisão das Residências Terapêuticas, fundamentais para garantir a qualidade da atenção em saúde mental no território da AP 5.1.

Reunião de Diaristas da Residência Terapêutica CAPS Lima Barreto com objetivo de afinar a comunicação e a organização do trabalho nas RTs.
Reunião de Diaristas da Residência Terapêutica – CAPS Lima Barreto – AP 5.1.
Residências Terapêuticas (RTs) são casas que integram o Serviço Residencial Terapêutico (SRT) no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS, destinadas ao acolhimento de pessoas com transtornos mentais, especialmente aquelas que foram internadas por longo tempo em hospitais psiquiátricos. Essas residências visam a reinserção social e o desenvolvimento da autonomia dos seus moradores, com o apoio de cuidadores e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de referência. 

As RTs são geralmente vinculadas a um CAPS, que oferece suporte técnico e profissional. As RTs contam com uma equipe de cuidadores que acompanha os moradores no dia a dia, auxiliando em atividades de vida diária, lazer e atividades terapêuticas. 

Reunião de Diaristas da Residência Terapêutica CAPS Lima Barreto com objetivo de afinar a comunicação e a organização do trabalho nas RTs.
A atividade, conduzida por Carol – Acompanhante Terapeuta de SRT e Larissa Galdino – Coordenadora (SRT).

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são lugares onde oferecem serviços de saúde abertos para a comunidade. Uma equipe diversificada trabalha em conjunto para atender às necessidades de saúde mental das pessoas, incluindo aquelas que enfrentam desafios relacionados as necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Esses serviços estão disponíveis na região e são especialmente focados em ajudar em situações difíceis ou no processo de reabilitação psicossocial.

Ministério da Saúde tem reforçado os serviços de atendimento à saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do incentivo à ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que oferta atendimento às pessoas com transtornos mentais de forma integral e gratuita. Neste mês, em que se comemora o Setembro Amarelo, foram habilitados mais seis Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e três Serviços de Residência Terapêutica (SRT). As unidades habilitadas foram publicadas em duas portarias e os serviços constarão em seis estados.

Saiba mais clicando aqui: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/desme/raps/caps

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2020/setembro/ministerio-da-saude-amplia-servicos-de-saude-mental-no-sus