Comissão de Prontuário

Profissionais do CAPS Lima Barreto realizam atualização de dados do Prontuário Carioca de Saúde Mental

Na manhã do dia 15 de setembro de 2025, a sala de tutoria da OTICS Bangu sediou um encontro com a equipe do CAPS Lima Barreto, voltado ao trabalho de faturamento e atualização dos dados do Prontuário Carioca de Saúde Mental (PCSM). A atividade contou com a participação de seis profissionais da saúde mental, integrantes da comissão de prontuário, que se dedicaram à avaliação de relatórios e dados do sistema, promovendo a correção de inconsistências e a extração de informações para o faturamento mensal. O encontro foi conduzido por Letícia Ramos, responsável técnica de enfermagem do CAPS Lima Barreto, reforçando o compromisso da unidade com a qualidade das informações em saúde e a gestão eficiente dos serviços ofertados à população.

Comissão de Prontuário - objetivo, faturamento e atualização dos dados do Prontuário Carioca de Saúde Mental (PCSM).
Comissão de Prontuário – CAPS Lima Barreto

O Prontuário Carioca da Saúde Mental (PCSM) é uma iniciativa pioneira que desenvolvemos em conjunto à Secretaria Municipal de Saúde, através da Superintendência de Saúde Mental do Município do Rio de Janeiro (SSM-RJ). Lançado em dezembro de 2020, o PCSM integra as informações dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município, substituindo os antigos prontuários de papel por um sistema eletrônico unificado e intuitivo, foi reconhecido, e premiado, como solução inovadora pelo Prêmio Espírito Público, em 2024.

‍O sistema abrange 37 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Instituto Philippe Pinel, consolidando dados de mais de 94 mil prontuários, incluindo pacientes que já não estão em tratamento. Essa integração facilita o acesso às informações de qualquer local com conexão à internet, permitindo um atendimento mais ágil e eficiente.

‍Uma das inovações do PCSM é a possibilidade de acessar atualizações sobre os pacientes em tempo real, o que se mostrou crucial em casos de emergência. Um caso real, que demonstra o valor e importância do PCSM foi do reencontro de familiares, onde um paciente em situação de rua foi localizado por sua família após dois anos, graças à integração de dados proporcionada pelo sistema.

‍Além disso, o PCSM facilita a geração de relatórios precisos, auxiliando no planejamento de políticas públicas mais eficazes e na otimização dos serviços oferecidos. O sistema está em constante desenvolvimento, incorporando sugestões dos profissionais da rede para melhor atender às necessidades dos usuários.

‍Ao valorizar pacientes, profissionais e gestores da saúde mental, o Prontuário Carioca da Saúde Mental contribui para garantir a representatividade, equidade e inclusão de grupos historicamente marginalizados, fortalecendo o setor público e demonstrando a viabilidade de sistemas de desenvolvimento público integrados que otimizam a coleta de dados em benefício coletivo.

Comissão de Prontuário - objetivo, faturamento e atualização dos dados do Prontuário Carioca de Saúde Mental (PCSM).
Trabalho de faturamento e atualização dos dados do Prontuário Carioca de Saúde Mental (PCSM). 

‍Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são lugares onde oferecem serviços de saúde abertos para a comunidade. Uma equipe diversificada trabalha em conjunto para atender às necessidades de saúde mental das pessoas, incluindo aquelas que enfrentam desafios relacionados as necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Esses serviços estão disponíveis na região e são especialmente focados em ajudar em situações difíceis ou no processo de reabilitação psicossocial.

Saiba mais clicando aqui: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/desme/raps/caps

https://www.iplan.rio/produtos/prontuario-carioca-de-saude-mental

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/informatiza-aps/prontuario-eletronico