Planejamento da 3ª aula da 2ª turma do Curso de Libras Básico II

Na manhã do dia 11 de setembro de 2025, a sala de apoio à gestão da OTICS Bangu recebeu a equipe de apoiadores do RAP da Saúde, Saúde Integral da População Negra e Acessibilidade Comunicativa – DAPS/CAP 5.1 para o planejamento da 3ª aula da 2ª turma do Curso de Libras Básico II da AP 5.1, além da organização do roteiro para a gravação de vídeo informativo sobre Setembro Amarelo. O principal objetivo da formação é capacitar os profissionais de saúde para uma comunicação eficaz e humanizada com pacientes surdos, contribuindo para ampliar o acesso, melhorar a qualidade do atendimento e fortalecer a experiência de saúde da comunidade surda. Além do aprendizado da língua, o curso também promove a compreensão da cultura surda, elemento essencial para garantir um atendimento inclusivo e reduzir barreiras de comunicação nos serviços de saúde. A iniciativa reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) em avançar na promoção da acessibilidade, da equidade e do cuidado integral, fortalecendo um SUS mais inclusivo e acolhedor.

Planejamento da 3ª aula da 2ª turma do Curso de Libras Básico II, formação é capacitar os profissionais de saúde para uma comunicação eficaz e humanizada com pacientes surdos, contribuindo para ampliar o acesso, melhorar a qualidade do atendimento e fortalecer a experiência de saúde da comunidade surda. comunicacionais.
Planejamento da 3ª aula da 2ª turma do Curso de Libras Básico II.

O vídeo tem como objetivo apresentar a atuação da Equipe de Acessibilidade Comunicativa, destacando iniciativas que garantem que a comunicação em saúde seja acessível a todos, incluindo pessoas com deficiência. Entre os recursos apresentados estão a Libras, legendas, audiodescrição e outras ferramentas de acessibilidade comunicacional, promovendo a inclusão e o acesso equitativo à informação.

Participaram do encontro:

  • Elvis Ferreira – Apoiador do RAP da Saúde, Saúde Integral da População Negra e Acessibilidade Comunicativa (DAPS/CAP 5.1);

  • Willian Inácio e Yasmin Guimarães de Azevedo – Auxiliares administrativos (DAPS/CAP 5.1);

  • Renata Reis – Fonoaudióloga do CER e mediadora do Curso de Libras.

Planejamento da 3ª aula da 2ª turma do Curso de Libras Básico II, formação é capacitar os profissionais de saúde para uma comunicação eficaz e humanizada com pacientes surdos, contribuindo para ampliar o acesso, melhorar a qualidade do atendimento e fortalecer a experiência de saúde da comunidade surda. comunicacionais.
Equipe de apoiadores do RAP da Saúde, Saúde Integral da População Negra e Acessibilidade Comunicativa – DAPS/CAP 5.1.

O RAP da Saúde, a Saúde Integral da População Negra e a Acessibilidade Comunicativa são estratégias interligadas que buscam garantir o acesso equitativo à saúde. O RAP organiza a atenção psicossocial, enquanto a Saúde Integral da População Negra promove ações voltadas a enfrentar o racismo institucional e suas consequências na saúde. A Acessibilidade Comunicativa assegura que a informação em saúde chegue de forma clara e inclusiva, atendendo pessoas com deficiências ou em contextos culturais diversos.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) reforça, por meio dessas iniciativas, o compromisso com a comunicação acessível, oferecendo informações em Libras, legendas, audiodescrição e braille, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso efetivo aos serviços e ações de saúde.

Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua de sinais usada por surdos dos centros urbanos brasileiros[2] e legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão.[3][4] É derivada tanto de uma língua de sinais autóctone, que é natural da região ou do território em que é empregada, quanto da antiga língua de sinais francesa; por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América. A Libras não é uma gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte. Cada país possui sua própria língua de sinais, tendo cada uma um nome próprio, como em Portugal, onde adota-se a Língua Gestual Portuguesa (LGP).

A Libras não é a “segunda língua oficial do Brasil”. Ela é reconhecida como meio de comunicação e expressão dos surdos sinalizados brasileiros, e, de acordo com a Lei de Libras, ela não substitui a modalidade escrita da língua portuguesa (língua oficial do país).

Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como: fonologiamorfologiasintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais. A diferença é sua modalidade de articulação, a saber visual-espacial, ou cinésico-visual, para outros. Assim sendo, a comunicação em Libras não envolve apenas o conhecimento dos sinais, mas o domínio de sua gramática para combinar as frases, estabelecendo a comunicação de forma correta, evitando o uso do “português sinalizado”.

 

Fontes: Saúde da População Negra

RAP da Saúde

Libras

Central Carioca de Libras