Atualização nos Sistemas Vita Care e SI-PNI

Nesta tarde do dia 24/04/2025, profissionais do CMS Manoel Guilherme da Silveira Filho – AP 5.1, estiveram na sala de apoio a gestão da OTICS Bangu, em atualização no Vita Care, como também inserir a cobertura vacinal da área no sistema, o objetivo é manter a plataforma atualizada, com isso, otimizar o acesso de dados no atendimento dos pacientes, por todos os profissionais competente na assistência, tendo assim uma continuidade no atendimento da população. O registro das vacinas no Programa Nacional de Imunizações – SI-PNI é fundamental para o acompanhamento da situação vacinal da população, a gestão de estoques de vacinas e o planejamento de campanhas de vacinação. 

Atualização nos Sistemas Vita Care e SI-PNI, acompanhamento de atendimentos e situação vacinal da população - AP 5.1.
Enfermeira Elaine Santos na atualização do VIta Care – CMS Manoel Guilherme da Silveira Filho – AP 5.1.

TRATAMENTO MAIS EFICIENTE

As informações contidas no prontuário eletrônico, no qual os médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde insere dados clínicos e usa a base de dados para dar diagnósticos mais precisos e indicar tratamentos mais eficientes, esses dados atualizados otimiza os profissionais na continuidade da assistência e condutas terapêuticas aplicada de acordo a necessidade do paciente, com isso, teremos uma base de dados fiel à realidade. Será possível elaborar programas de saúde mais específico e com resultados eficazes.

prontuário eletrônico é um repositório de informações mantidas de forma eletrônica, ao longo da vida de um indivíduo. Nele estão armazenadas as informações de saúde, clínicas e administrativas, originadas das ações das diversas categorias profissionais que compõem a APS. Além disso, é necessário que tenha pelo menos as seguintes características principais, registro de anamnese, exame objetivo e variáveis clínicas; prescrição de medicamentos ou outros métodos terapêuticos; emissão de atestados e outros documentos clínicos; solicitação de exames e outros métodos diagnósticos complementares; encaminhamentos a outros pontos da rede de atenção à saúde e acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais.

Atualização nos Sistemas Vita Care e SI-PNI, acompanhamento de atendimentos e situação vacinal da população - AP 5.1.
Técnicas, Roberta dos Santos e Marcellen Duarte Andrade, no Registro das vacinas no Programa Nacional de Imunizações – SI-PNI.

A vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação desses agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde.

A política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Estabelecido em 1973, o PNI desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da população brasileira. Por meio do programa, o governo federal disponibiliza gratuitamente no Sistema Único de Saúde – SUS 47 imunobiológicos: 30 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas. Essas vacinas incluem tanto as presentes no calendário nacional de vacinação quanto as indicadas para grupos em condições clínicas especiais, como pessoas com HIV ou indivíduos em tratamento de algumas doenças (câncer, insuficiência renal, entre outras), aplicadas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), e inclui também as vacinas COVID-19 e outras administradas em situações específicas.

Saiba mais clicando aqui: Prontuário Eletrônico

https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao

PNI