No dia 13 de março de 2025, o Biólogo Misael Medeiros, responsável pelas Práticas Integrativas e Complementares (PICS) da CAP 5.1, realizou uma capacitação de jardinagem, calagem, adubação e proteção de mudas. O local do evento foi no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), Medalhista Olímpico Sérgio Dutra Santos, no Batan, em Realengo, na Zona Oeste – RJ. O público alvo foram, Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde – RAP da Saúde e o Projeto Seguindo em Frente da CAP 5.1. O objetivo do evento foi capacitar os jovens na montagem e manutenção de um jardim de sol, dando oportunidade de formação para o mercado de trabalho, como também mostrar como forma de terapia.

Jardinagem é uma atividade profissional ou recreativa que tem o objetivo de embelezar determinados locais, públicos ou privados pelo cultivo e manutenção de plantas.[1]
O adepto da jardinagem, profissional ou não, designa-se como jardineiro. São muitos os locais onde se podem praticar tal arte: desde espaços grandes até pequenos pedaços de terra, como um simples vaso de flor. Embora se pratique jardinagem essencialmente com fins ornamentais, poderão existir também objetivos educativos (jardins botânicos ou zoológicos) e de organização do território e urbanismo, principalmente nas grandes cidades, onde os jardins (parques) são de grande importância para a qualidade de vida dos seus habitantes.

Cada vez mais, também a horticultura e fruticultura passaram a ser parte integrante da jardinagem. Seja pela inclusão de hortas e pomares em áreas específicas e destacadas do jardim formal, ou pela sua existência integrada e permeada dentro do mesmo. O jardineiro, frequentemente se ocupa destas atividades, especialmente nos jardins familiares. Demandando a ampliação de suas habilidades e a necessidade de agregar conhecimento prático e técnico ao seu repertório tradicional.

Quando falamos em jardinagem, paisagismo, universo das plantas, não podemos esquecer do Sítio Roberto Burle Marx, um Patrimônio Histórico nos deixado por artista e paisagista Roberto Burle Marx, localizado na Estrada Roberto Burle Marx, No. 2019 – Barra de Guaratiba – Rio de Janeiro/RJ, um lugar que reúne uma coleção botânica com cerca de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais cultivada em viveiros e jardins, um acervo museológico com mais de três mil itens e um acervo biblioteconômico, além de um conjunto arquitetônico com oito edificações, entre as quais a casa de Roberto Burle Marx, o salão de festas, a Capela de Santo Antônio da Bica, do século XVIII, e o Ateliê do artista. Jardins, paisagens e lagos compõem o espaço, que guarda belíssimos exemplares de espécies coletadas por Burle Marx em suas expedições pelo Brasil e no exterior. O acervo museológico contém um expressivo repertório da produção artística de Burle Marx, e inclui também suas coleções de cristais, de conchas e de arte – moderna, cuzquenha, pré-colombiana, sacra, popular brasileira -, além do mobiliário e objetos de uso cotidiano da casa.
É aberto à visitação pública, mediante agendamento prévio, e mantém uma série de eventos e atividades culturais durante todo o ano.

Fontes: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=6433099
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jardinagem
A OTICS Bangu apoiando na qualidade de vida e autoestima dos usuários do SUS!