Nesta data, 20 de fevereiro de 2025, turno da manhã, no auditório da OTICS Bangu, tivemos a reunião de equipe da Residência Terapêutica (RT) do CAPS Lima Barreto, participaram do encontro, 10 profissionais da saúde mental. O público alvo foram os trabalhadores das residências terapêuticas. Os assuntos abordados foram, alinhamento e diretrizes de cuidado dos moradores da residência terapêutica, articulação com o CAPS, processos de trabalho, problematizar a relação de equipe, neste encontro a equipe focou dos direitos dos idosos, como também dissertar sobre o vídeo assistido, com conteúdo importantes, como o e-ta-ris-mo (discriminação), reafirmando quando a obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público, assegurar ao idoso com absoluta prioridade a efetivação do direito à vida. O objetivo da reunião é acompanhar o desenvolvimento do trabalho clínico e territorial recolhendo questões e demandas dos moradores e da equipe de profissionais; promover educação sobre o trabalho em saúde mental, se capacitando para promover uma assistência de excelência. A responsável pelo encontro foi Daniele Marins – Coordenadora de RT do CAPS Lima Barreto.

Os CAPS trabalham na perspectiva da Atenção Psicossocial, com território adstrito e em constante articulação com as demais unidades de saúde e com unidades de outros setores (educação, assistência social, e outros). Oferecem atendimento interdisciplinar, com equipe multiprofissional que reúne psiquiatra, enfermeiro, assistente social, psicólogo, agente territorial, entre outros.
São realizados atendimentos individuais, em grupo, com familiares, visitas domiciliares e oficinas terapêuticas, trabalhando na lógica da redução de danos, da desinstitucionalização e reabilitação psicossocial.
O acesso aos CAPS pode ser feito por demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, por encaminhamento de uma emergência ou após internação clínica/psiquiátrica.
Os CAPS tipo II funcionam de segunda a sexta, das 8 às 17h. Já os CAPS tipo III têm funcionamento 24h, durante os sete dias da semana e com oferta de acolhimento noturno para usuários em situação de crise, conforme avaliação da equipe. Os atendimentos de primeira vez no CAPS III são realizados preferencialmente das 8h às 19h.

Saiba mais clicando aqui: https://saude.prefeitura.rio/saude-mental/caps/