Apoiadores da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde) e Saúde Integral da População Negra (SIPN), Jaqueline Nascimento e Elvis Ferreira DAPS – AP 5.1, em 01/11/2024, no auditório da OTICS Bangu, no ensaio para apresentação teatral para os eventos do novembro negro, a peça contara com a participação dos jovens do RAP, O objetivo do evento é levar a prevenção de maneira lúdica com informação a população sobre a importância da prevenção da saúde, desta vez com uma forma literária normalmente constituída de diálogos entre personagens e destinada a ser encenada, despertando sentimentos no público.
O Novembro Negro é uma campanha que visa a homenagear e visibilizar a história de luta e resistência do povo negro, além de refletir sobre a igualdade racial e a equidade de direitos. O Novembro Negro também serve para atentar as formas cotidianas de manutenção do racismo, respeitar os distintos grupos étnicos que compõem o país e valorizar as raízes afro indígenas.
A Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde), é um projeto da Superintendência de Promoção da Saúde (SPS) da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) que tem como objetivo fortalecer as ações de promoção da saúde tendo os jovens como protagonistas e agentes de participação social e comunicação.
Uma vez que o protagonismo juvenil traz em si a ideia dos jovens como sujeitos de intervenções e de ações transformadoras de seus contextos sociais e comunitários, no RAP eles são protagonistas em todas as etapas: no planejamento e na realização das ações de promoção da saúde, no acesso e acolhimento de jovens nas unidades de saúde com propósito de fortalecer a educação entre pares e na avaliação do desenvolvimento do curso.
O projeto, que existe desde 2007, foi reformulado em 2015 com a sua institucionalização. A partir de então, passou a ser gerido integralmente pela SMS-RJ e ganhou formato de Curso para Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde.
Com o auxílio dos relatos de experiência dos jovens, vamos contar a trajetória do Rap da Saúde nos últimos três anos: os desafios encontrados até aqui e o que aprendemos no percurso.
Saiba mais clicando aqui: https://apsredes.org/rede-de-adolescentes-e-jovens-promotores-de-saude-rap-da-saude/