O Dia Nacional da Imunização tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva. Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. Ao entrarem no organismo, as vacinas, que possuem moléculas mortas ou atenuadas, fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, o que torna o corpo imune a eles e às doenças que eles causam.
As unidades de Atenção Primária estão prontas para receber a população, objetivando manter a caderneta de vacina sempre atualizada. As equipes de profissionais das unidades promovem campanhas regulares e fazem ações externas, na comunidade, escolas, associações de moradores, e outros, disponibilizando vacinas recomendadas pelo calendário nacional. Atuam de maneira ativa nas campanhas preconizadas pela Secretária Municipal de Saúde, promovendo a imunização para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e imunobiológicos especiais, como também na atualização da caderneta, atividades para as crianças, e conscientização da população sobre os riscos associados à não vacinação e a relevância de um esquema vacinal completo.
Com mais de 200 anos de história, as vacinas são fundamentais na prevenção e mitigação de doenças importantes para o cenário epidemiológico global. De forma simples e objetiva para a população, mas com muita pesquisa e ciência para sua fabricação, as vacinas estimulam a defesa do organismo a identificar e se proteger de vírus ou bactérias, com o poder de evitar mortes e até de erradicar doenças.
Para que elas continuem beneficiando a você, sua família e sua comunidade, fique atento aos calendários de vacinação da criança, do adolescente, do adulto e da gestante! Elas estão disponíveis em clínicas da família e centros municipais de saúde.
O Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde estabelece os calendários de vacinação em todo o território nacional. Nos documentos, são preconizadas as vacinas, doses e períodos de vacinação recomendados prioritariamente para a saúde da população.
Programa de Imunizações
O objetivo do programa é manter coberturas vacinais dentro das metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS), visando o controle, a eliminação ou a erradicação das doenças imunopreveníveis. O foco do trabalho é garantir um Programa de Imunizações municipal integrado e qualificado no atendimento à população. Para isso, são realizadas ações regulares de vacinação, incluindo a vacinação de rotina com as vacinas obrigatórias, as estratégias especiais, como campanhas, vacinações de bloqueios e de grupos especiais, além de notificação e investigação de eventos adversos e inusitados associados à vacinação.
Saiba mais: https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/
https://saude.prefeitura.rio/vigilancia-saude/programa-de-imunizacoes/