Aula de Extensão II Epidemiologia – Universidade Castelo Branco

UTILIDADE PÚBLICA:

Nesta data, 06/09/2024, aconteceu no auditório da OTICS Bangu, turno da manhã, a aula de Extensão II Epidemiolgia, participaram da aula, 29 de medicina, o público alvo foram os alunos do segundo período da faculdade de medicina da Universidade Castelo Branco. O assunto abordado foi a “Introdução à Vigilância em Saúde”. O objetivo do encontro foi ministrar aula com os conteúdos sobre introdução à vigilância em saúde, mais visita ao polo de dengue da Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho – AP 5.1. A responsável pela capacitação foi Graziele Marques Rodrigues – Sanitarista e Epidemiologista da CAP 5.1.

Vigilância Epidemiológica tem como objetivo controlar doenças e eventos que possam impactar a saúde coletiva e individual.
Graziele Marques Rodrigues – Sanitarista e Epidemiologista – CAP 5.1

About the International Epidemiological Association

The International Epidemiological Association aims to facilitate communication amongst those engaged in research and teaching of epidemiology throughout the world, and to encourage its use in all fields of health including social, community and preventative medicine. These aims are achieved by:

  • holding scientific meetings such as the World Congress of Epidemiology, regional Conferences, and seminars,
  • by publication of the International Journal of Epidemiology, books such as the Dictionary of Epidemiology, and other items,
  • by contact amongst members and,
  • by other activities consistent with these aims.

Comprised of more than 1,300 members in more than 100 countries, IEA operates locally through regional offices in Africa, Europe, Latin America, Middle East/North Africa, North America, Southeast Asia, and the Western Pacific.  Click here to connect with IEA leaders in your area. Members are accepted without regard to race, religion, sex, political affiliation or country of origin. Fonte: https://ieaweb.org/

Tradução do texto acima:

A International Epidemiological Association tem como objetivo facilitar a comunicação entre aqueles envolvidos em pesquisa e ensino de epidemiologia em todo o mundo, e encorajar seu uso em todos os campos da saúde, incluindo medicina social, comunitária e preventiva. Esses objetivos são alcançados por: realização de reuniões científicas como o Congresso Mundial de Epidemiologia, conferências regionais e seminários, pela publicação do International Journal of Epidemiology, livros como o Dictionary of Epidemiology e outros itens, pelo contato entre os membros e, por outras atividades consistentes com esses objetivos. Composta por mais de 1.300 membros em mais de 100 países, a IEA opera localmente por meio de escritórios regionais na África, Europa, América Latina, Oriente Médio/Norte da África, América do Norte, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental. Clique aqui para se conectar com os líderes da IEA em sua área. Os membros são aceitos sem distinção de raça, religião, sexo, afiliação política ou país de origem.

Vigilância Epidemiológica tem como objetivo controlar doenças e eventos que possam impactar a saúde coletiva e individual.
Alunos do segundo período da faculdade de medicina da Universidade Castelo Branco – Polo Realengo-RJ

A Vigilância Epidemiológica tem papel primordial na operacionalização de um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Mudanças no perfil epidemiológico das populações, traduzidas pelo declínio das taxas de mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias e pelo crescente aumento das mortes por causas externas e doenças crônicas, levaram à incorporação das doenças e agravos não transmissíveis ao escopo de atividades da vigilância epidemiológica. O acompanhamento desse perfil propicia o planejamento e a execução de ações de prevenção e controle dos agravos nos diversos níveis de atenção à saúde.

Saiba mais clicando aqui: Vigilância Epidemiológica