TREINAMENTO PARA O USO DE LARVICIDA -BTI

reinamento para o uso de LARVICIDA -BTI, aprimorar as técnicas  de manuseio de larvicida e o uso do devido Equipamento de Proteção Individual.
Treinamento para o uso de LARVICIDA -BTI

UTILIDADE PÚBLICA:

Neste dia, 02/07/2024, no auditório da OTICS Bangu ,tivemos o Treinamento para o uso de LARVICIDA -BTI. Participaram do encontro, 30 profissionais, o público alvo foram os Agentes de Vigilância em Saúde da AP5.1. O assunto abordado foi o uso de larvicidas e como deve ser a forma de utilização, importante ficar restrito a depósitos de água que não possam ser removidos do ambiente, conforme recomendação das Diretrizes Nacionais. O objetivo foi aprimorar as técnicas  de manuseio de larvicida e o uso do devido Equipamento de Proteção Individual para um melhor desempenho das atividades laborais dos AVSs. Responsável pelo treinamento foi Manoel José da Silva- Subgerente II da sub gerência do Controle de Vetores da SVAS.

reinamento para o uso de LARVICIDA -BTI, aprimorar as técnicas  de manuseio de larvicida e o uso do devido Equipamento de Proteção Individual.
Treinamento para o uso de LARVICIDA -BTI

O larvicida, comprado recentemente pelo Ministério da Saúde, já está disponível para distribuição às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde como medida de prevenção e controle do Aedes, visando a diminuição da circulação de arbovírus em áreas urbanas do país. Todas as atividades de controle com uso de inseticidas devem estar integradas ao controle mecânico e demais estratégias, que otimizem a efetividade das ações sobre as populações de mosquitos.

É fundamental que a utilização dos inseticidas seja feita de forma racional, seguindo as diretrizes nacionais, notas técnicas e demais normativas do Ministério da Saúde. Além disso, a pasta reforça a importância de monitorar as populações de insetos para definir ações, bem como as visitas domiciliares, como instrumentos fundamentais de comunicação e educação em saúde.

reinamento para o uso de LARVICIDA -BTI, aprimorar as técnicas  de manuseio de larvicida e o uso do devido Equipamento de Proteção Individual.
Treinamento para o uso de LARVICIDA -BTI

saúde ambiental é uma área essencial da saúde pública, dedicada a estudar e reduzir os impactos que fatores ambientais, sejam eles naturais ou resultantes da atividade humana, têm sobre a saúde humana. Este campo integra conhecimento científico, formulação de políticas públicas e ações práticas, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas dentro de uma perspectiva sustentável.

Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) é coordenada pelo Ministério da Saúde e pode ser definida como um conjunto de ações voltadas para identificar e monitorar mudanças nos fatores ambientais que afetam a saúde humana.

O profissional de vigilância ambiental é responsável pelas atividades relacionadas no âmbito da área ambiental. Eles trabalham com o conhecimento e mapeamento de território, realizando atividades de cadastramento e execução das ações de vigilância por meio de coleta e pesquisa.

Também desenvolvem um conjunto de atividades para detectar mudanças no meio ambiente e que de certa forma interfere na saúde humana. A finalidade do profissional da vigilância ambiental é analizar, adotar e recomendar medidas para prevenir o agravo e o surgimento de doenças desenvolvidas no âmbito ambiental.  É igualmente responsável pelo tratamento, inspeção, eliminação de depósitos e busca de focos do mosquito da dengue.

O trabalho social é fundamental nas atividades do agente. Eles realizam o serviço educativo, levando informações aos cidadãos de como cuidar e tratar de sua própria residência.

Saiba mais clicando aqui: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svsa/saude-ambiental

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina