COMISSÃO DE ÓBITOS CAP 5.1

Neste dia, 08/05/2024, no Lab Info, turno da manha, Lidiane Nogueira- linha TB – Apoio Técnico de Reabilitação do DAPS da CAP 5.1, atualizando o Sistema de Informação sobre Mortalidade – (SIM). O objetivo é manter os dados atualizados de forma real, para que os profissionais de competência façam uso legal.

O Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 1975, para obtenção de forma regular e padronizada de dados sobre mortalidade. No município do Rio de Janeiro, ele foi implantado em 1995. Tem a finalidade de reunir dados quantitativos e qualitativos sobre os óbitos, sendo uma importante ferramenta para a construção de indicadores úteis ao planejamento das ações, atividades e programas voltados à gestão em saúde.

O documento de coleta dos dados da mortalidade para alimentação do SIM é a Declaração de Óbito, padronizada em todo o país e distribuída gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – SMS/RJ aos estabelecimentos de saúde situados no município do Rio, Instituto de Medicina Legal (IML), profissionais médicos e outras instituições que dela façam uso legal. As declarações de óbito são preenchidas pelas unidades notificantes do óbito e recolhidas regularmente pela SMS/RJ junto aos cartórios, após registro civil.

A vigilância do óbito compreende-se no conceito de vigilância epidemiológica que engloba o conhecimento dos determinantes dos óbitos maternos, infantis, fetais e com causa mal definida e a proposição de medidas de prevenção e controle.

Para integrar o uso da informação na adoção de medidas de prevenção dos óbitos evitáveis, por meio da melhoria da assistência, as ações de vigilância (identificar, investigar, analisar e monitorar os óbitos) devem ser implementadas. É fundamental: aumentar a quantidade de notificações de nascimentos e óbitos que são captados nos Sistemas de Informações sobre Nascidos Vivos e sobre Mortalidade do Ministério da Saúde em até pelo menos 90% dos nascimentos e óbitos estimados; vigiar todos os óbitos segundo os critérios definidos e melhorar a qualidade das informações prestadas (inclusive sobre a causa da morte).

Saiba mais clicando aqui: https://saude.prefeitura.rio/vigilancia-saude/dados-vitais/mortalidade/

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svsa/verificacao-de-obitos/vigilancia-do-obito