Nesta data, 17/04/2024, turno da manhã, na sala de reunião da OTICS Bangu tivemos a reunião sobre produção dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da AP 5.1, participaram da reunião 10 profissionais da Saúde Mental, o público alvo foram os gestores dos CAPS da AP 5.1, os assuntos abordados foram, produção e prontuário, treinamento com o DICA sobre prontuário, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), produção dos CAPS, e alinhamento das atividades com os Administradores e Diretores, o objetivo do encontro foi a capacitação dos profissionais para melhor planejamento, organização, controle de recursos na gestão. O responsável da capacitação foi, Marco Aurélio de Rezende da CAP 5.1 – da Assessoria de Saúde Mental (SM).
Os CAPS oferecem atendimento interdisciplinar, por equipe multiprofissional que reúne psiquiatra, enfermeiro, assistentes sociais, psicólogos, agente territoriais, entre outros. Oferta-se atendimentos individuais, em grupo, com familiares, visitas domiciliares e oficinas terapêuticas, trabalhando na lógica de redução de danos, da desinstitucionalização e reabilitação psicossocial em consonância.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades para acolhimento às crises em saúde mental, atendimento e reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e/ou com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas. Os CAPS oferecem atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional e atua em articulação com as demais unidades de Saúde e com outros setores (Educação, Assistência Social, etc.), sempre incluindo a família e a comunidade nas estratégias de cuidado.
O acesso aos CAPS pode ser feito por demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, por encaminhamento de uma emergência ou após uma internação clínica/psiquiátrica. Os CAPS funcionam de segunda a sexta, com atendimento das 8h às 17h. Os CAPS III tem funcionamento 24h, durante os sete dias da semana, oferecendo a possibilidade de acolhimento noturno para quem já é atendido, conforme avaliação da equipe.
Saiba mais clicando aqui: https://www.rio.rj.gov.br/web/sms/caps
https://carioca.rio/servicos/atendimento-em-centros-de-atencao-psicossocial-caps/