Nesta data, 18/03/2024, no auditório da OTICS Bangu, turno da manhã, tivemos a aula de extensão da disciplina epidemiologia, participaram do evento, 31 alunos de medicina, o público alvo foram, os alunos do segundo período da faculdade de medicina da Universidade Castelo Branco em Realengo – RJ. O assunto abordado foi a Introdução à Vigilância em Saúde, o objetivo foi ministrar aula com os conteúdos sobre introdução à vigilância em saúde, mais (+) visita ao polo de dengue da Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho – AP 5.1. Responsáveis pelo evento foram, Graziele Marques Rodrigues – Sanitarista e Epidemiologista da DVS CAP 5. 1 e Flávia – Supervisora do Laboratório de Análises Clínicas da Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho – AP 5.1.
A Vigilância Epidemiológica tem papel primordial na operacionalização de um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Mudanças no perfil epidemiológico das populações, traduzidas pelo declínio das taxas de mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias e pelo crescente aumento das mortes por causas externas e doenças crônicas, levaram à incorporação das doenças e agravos não transmissíveis ao escopo de atividades da vigilância epidemiológica. O acompanhamento desse perfil propicia o planejamento e a execução de ações de prevenção e controle dos agravos nos diversos níveis de atenção à saúde.
Saiba mais aqui: Vigilância Epidemiológica
O FETP do Ministério da Saúde (MS) Brasil é denominado Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos serviços do SUS e segue os pressupostos do CDC (Atlanta, EUA). Em nosso país, este programa foi instituído no ano 2000, no âmbito da Secretaria de Vigilância em Saúde com recursos do Ministério da Saúde e do empréstimo do Banco Mundial (Vigisus I) e é apoiado pelo CDC.
O EpiSUS está inserido no Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST). Este programa de treinamento representa uma importante iniciativa na formação de recursos humanos para a saúde pública brasileira.
Saiba mais clicando aqui: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svsa/episus
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina