DIA “D” CONTRA DENGUE

Na data de 01/03/2024, sexta – feira, na Escola Municipal Paulo Maranhão – AP 5.1 tivemos o encerramento da Semana Mobilizadora de Combate às Arboviroses nas Escolas. O evento foi realizado pela Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde – (RAP), junto com os Agentes de Vigilância em Saúde. O público alvo foram as crianças, responsáveis e profissionais da escola,  o objetivo do evento foi a promoção e prevenção, dando consciencialização à população na importância dos cuidados contra o mosquito da dengue e outras arboviroses. Participaram da ação, Alexandrino, Elvis Ferreira e Jaqueline Nascimento, apoiadores técnicos do Rap da Saúde da CAP 5.1.

A Rede de Adolescentes Promotores (RAP) da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, completa dez anos promovendo a prevenção e a manutenção do bem-estar dos adolescentes cariocas.

Dengue

A transmissão da dengue no Brasil teve início na década de 1980 e desde sua introdução vem ocorrendo de forma continuada, intercalando-se com epidemias. No Município do Rio de Janeiro (MRJ) os principais anos epidêmicos foram: 1986, 1991, 2002, 2008 e 2012. É uma arbovirose causada pelo vírus da dengue, do gênero Flavivirus, pertencente à família Flaviviridae, transmitida por picadas do mosquito Aedes aegypti. Existem quatro sorotipos do vírus de dengue (1, 2, 3 e 4), para cada um deles o indivíduo desenvolve imunidade permanente e cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença. Doença febril aguda que pode apresentar um amplo espectro clínico. A maioria dos pacientes desenvolve a forma clínica leve e autolimitada e uma pequena parte progride com sinais de gravidade. O período de incubação é em média de 5 a 6 dias, podendo chegar a 10 dias.  Saiba mais: https://www.rio.rj.gov.br/web/sms/dengue

Saiba mais clicando aqui: https://saude.prefeitura.rio/rap-da-saude/

https://saude.prefeitura.rio/