OFICINA PRIMEIRA INFÂNCIA ANTIRRACISTA

Nesta data, 05/02/2024, turno da tarde, no auditório da OTICS Bangu, tivemos a oficina, “Primeira Infância Antirracista” (PIA).  Participaram do encontro, 25 pessoas, o público alvo, foram os jovens do curso da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP) da Saúde. O assunto abordado foi infância antirracista. O objetivo do evento é capacitar os jovens com a temática para atuar em creches do território da Unidade de Atenção Primária (UAP), chamar a atenção de profissionais da educação, assistência social e saúde sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil, além de garantir, de fato, um atendimento qualificado e humanizado, que leve em consideração as especificidades étnico-raciais das crianças e suas famílias, apoiando mães, pais ou cuidadores a exercer uma parentalidade positiva e estruturante das bases do desenvolvimento infantil. Responsável pela oficina foi, Jaqueline Nascimento – Educadora em saúde /DAPS / RAP da Saúde – CAP 5.1.

O RAP da Saúde – Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde – é um projeto da Superintendência de Promoção da Saúde (SPS) da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) que tem como objetivo fortalecer as ações de promoção da saúde tendo os jovens como protagonistas e agentes de participação social e comunicação.

Uma vez que o protagonismo juvenil traz em si a ideia dos jovens como sujeitos de intervenções e de ações transformadoras de seus contextos sociais e comunitários, no RAP eles são protagonistas em todas as etapas: no planejamento e na realização das ações de promoção da saúde, no acesso e acolhimento de jovens nas unidades de saúde com propósito de fortalecer a educação entre pares e na avaliação do desenvolvimento do curso.