Neste dia, 21/12/2023, turnos manha e tarde, no Laboratório de informática e sala de reunião da OTICS Bangu, tivemos a oficina da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP). Participaram da oficina, 25 jovens promotores da saúde. O público alvo foram os adolescentes e jovens do rap da saúde. O assunto abordado foi o relatório trimestral, o objetivo do evento foi elaborar relatório trimestral consolidando as ações realizadas. A responsável do evento foi Jaqueline Nascimento – Educadora em saúde – apoiadora rap da saúde DAPS/PSE/5.
LAB INFO
O RAP da Saúde (Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde), da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, está concorrendo a uma das três vagas de projetos de protagonismo jovem em saúde para serem compartilhados entre cidades da América do Sul. Na primeira etapa da disputa, os jovens cariocas deixaram para trás 20 concorrentes de cidades brasileiras e latinoamericanas e conquistaram uma vaga para a 17ª Capacitação Regional de Mercocidades, que aconteceu no mês passado, em Foz do Iguaçu. Agora, concorrem entre 25 projetos para a fase final, onde serão escolhidos os representantes para realização de visita técnica a uma cidade com experiência semelhante à da iniciativa formulada.
A iniciativa de integração regional faz parte do Programa de Cooperação Sul Sul de Mercocidades e é uma oportunidade para levar a proposta do protagonismo juvenil e da educação entre pares, apresentado pelo RAP da Saúde, a outras cidades da América do Sul. O RAP da Saúde é um projeto que seleciona e qualifica adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, moradores da cidade do Rio, em temas relacionados à promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, direitos humanos, cidadania e cultura. Além de receberem qualificação, atuam como promotores de saúde em parceria com as clínicas da família e centros municipais de saúde em seus territórios. A seleção dos participantes é feita com base em critérios de vulnerabilidade.
Sala de Reunião
Saiba mais clicando aqui: https://saude.prefeitura.rio/noticias/rap-da-saude-levando-protagonismo-jovem-em-saude-para-a-america-latina/