SUPERVISÃO CAPS NEUSA SANTOS SOUZA

Nesta manha do dia 29/11/2023, no auditório da OTICS Bangu tivemos a supervisão do Serviço Residencial Terapêutico (SRT) do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Neusa Santos Souza, participaram do encontro 15 profissionais da saúde mental, o público alvo foram os profissionais que trabalham nas Residências Terapêuticas (RTs) do Segmento, o assunto abordado foi discussão de casos clínicos. O objetivo do encontro foi trabalhar questões da equipe e traçar direções de trabalho no coletivo. Responsável da reunião foi, Carolina Manzini – Coordenadora Técnica de Segmento do CAPS Neusa Santos Souza – CAP 5.1.

Os CAPS trabalham na perspectiva da Atenção Psicossocial, com território adstrito e em constante articulação com as demais unidades de saúde e com unidades de outros setores (educação, assistência social, e outros). Oferecem atendimento interdisciplinar, com equipe multiprofissional que reúne psiquiatra, enfermeiro, assistente social, psicólogo, agente territorial, entre outros.

São realizados atendimentos individuais, em grupo, com familiares, visitas domiciliares e oficinas terapêuticas, trabalhando na lógica da redução de danos, da desinstitucionalização e reabilitação psicossocial.

O acesso aos CAPS pode ser feito por demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, por encaminhamento de uma emergência ou após internação clínica/psiquiátrica.

Os CAPS tipo II funcionam de segunda a sexta, das 8 às 17h. Já os CAPS tipo III têm funcionamento 24h, durante os sete dias da semana e com oferta de acolhimento noturno para usuários em situação de crise, conforme avaliação da equipe. Os atendimentos de primeira vez no CAPS III são realizados preferencialmente das 8h às 19h.