II ENCONTRO SOBRE A ATUAÇÃO QUALIFICADA COM OLHAR INTEGRAL DO AGENTE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA AP 5.1

Ontem 24/05/2023, aconteceu a apresentação do Serviço de Vigilância Ambiental em Saúde da CAP 5.1 no auditório da Universidade Castelo Branco em Realengo. O tema do trabalho foi o II Encontro sobre a atuação qualificada com olhar integral do Agente de Vigilância em Saúde na AP 5.1.

O objetivo do trabalho é a qualificação, aprimoramento com a  educação permanente, que permite considerar os problemas da organização do trabalho, a especificidade de cada realidade local e as características dos processos de trabalho no âmbito de uma política social que vai levar qualidade no atendimento da população com os saberes  adquiridos.

Os profissionais falaram sobre a importância do Agente de Vigilância em Saúde com uma visão holística, observadora, analisando o território que atuam de forma global, ou seja, como um todo e não de maneira fragmentada. Nesse âmbito, eles têm por intuito observar e atuar de forma completa relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais com política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiologia, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.

Falaram também da importância da integração com as Clínicas da Família, podendo levar uma assistência à população, não só como as atribuições que lhes cabe, como também detectar outros problemas, que as famílias podem estar sofrendo, passando as informações para os Agente Comunitário de Saúde, dando início a uma intervenção que venha trazer resolutividade para as necessidades de cada família assistida.

Os profissionais fizeram também uma homenagem ao Servidor Rogério Pinto da Mota, falecido em 2012, por infarto, que na época do acontecido seu nome foi homenageado com nome a Clínica da Família Rogério Pinto da Mota; a viúva dele recebeu a placa em homenagem ao  trabalho de excelência prestado a comunidade pelo servidor.

Parabéns a todos os profissionais envolvidos, empenhados em realizar um trabalho de excelência para cumprimento de uma assistência de saúde para toda a população!