DIGITAÇÃO OVITRAMPA

Hoje 23/02/23, no Laboratório de Informática, profissional da Vigilância em Saúde Ambiental na digitação da colocação das armadilhas de oviposição do Aedes aegypti no Sistema Vigidados da AP 5.1. O objetivo é o monitoramento do mosquito Aedes aegypti com a coleta de ovos com o consolidado de índice de infestação local (AP 5.1).

Ovitrampa é um dispositivo que consiste em um cilindro preto com um pedaço de papelão. Pode ser usada para monitorar, controlar e detectar populações de mosquito como os aedes, agindo assim como um sinal de alerta antes de uma iminente explosão de dengue. A cor preta atrai mosquitos fêmeas para colocar seus ovos. Quando os ovos eclodem e se tornam adultos, não podem voar para fora do dispositivo e morrem dentro da armadilha.

Estudos feitos com a Ovitrap produzidos com a coleta de dados semanalmente através da identificação do mosquito, permite identificar áreas críticas e áreas do risco quando há perigo devido a uma elevada infestação do Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os resultados da análise também podem ser usados no planejamento de operações da vigilância e controle do vetor.

Ovitrampas, armadilha usada para o monitoramento dos mosquitos, simula o ambiente perfeito para a procriação do Aedes aegypti.