DIA MUNDIAL DO CÂNCER

Gerência do Câncer trabalha na organização da rede assistencial, integrando os vários níveis de atenção para a implementação de ações voltadas para a prevenção e controle do câncer, com base nas diretrizes da Política Nacional de Atenção Oncológica (Portaria GM nº 2439/05). As ações realizadas incluem estratégias para detecção precoce do câncer, baseado na observação de que o tratamento é mais efetivo quando a doença é diagnosticada em fases iniciais; garantia da grade de referência e contra-referência, com o fortalecimento do sistema de regulação; monitoramento da cobertura das populações alvo, qualidade da prestação de serviço, do acesso, oferta de serviços e resultados. A rede de atenção oncológica é composta por vários pares que devem executar seus papéis harmonicamente, com qualidade para que haja sucesso no controle do câncer. Os objetivos principais são reduzir a ocorrência, morbidade, mortalidade, repercussões físicas, psíquicas e sociais causadas pelo câncer.

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.

O Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro) é uma campanha criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) para inspirar mudanças e mobilizar ações. Por isso, a UICC utiliza como estratégia produzir campanhas com duração de três anos.

A campanha de 2022-2024 aborda as barreiras que impedem as pessoas em todo o mundo de terem acesso aos cuidados fundamentais para o controle do câncer e tem como tema a equidade. O objetivo da campanha é mostrar a importância de termos um mundo com acesso a serviços de câncer melhores e mais justos para todos.
Este ano, a campanha fala sobre “unir nossas vozes e agir”. Sabemos que juntos somos mais fortes!
Nossas ações podem assumir inúmeras formas, enquanto profissionais da Atenção Primária à Saúde, precisamos garantir o acesso a investigação diagnóstica precoce e encaminhamento ao tratamento em tempo oportuno.

Saiba mais clicando aqui :

https://www.rio.rj.gov.br/web/sms/cancer

https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-do-cancer