Hoje 13/01/2023, aconteceu a cerimônia de formatura da I Turma do Curso Básico em Libras realizado pela CAP 5.1 para profissionais de saúde. A Formatura foi realizada no Auditório da Universidade Estácio de Sá, campus SULACAP. O curso foi realizado no espaço da OTICS Bangu com toda logística necessária para realização do mesmo. Responsável pela realização do curso foi a Direção da Divisão de Ações e Programas em Saúde/ DAPS CAP 5.1 – Viviane Lis – DAPS CAP 5.1 e Erica Cristina do Nascimento – Diretora – Divisão de Ações e Programas de Saúde. Estiveram presente no evento Raphael – Coordenador da CAP 5.1 e todos os profissionais envolvidos pela realização do curso.
O objetivo do curso foi a “FORMAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM LIBRAS: UMA PROPOSTA PARA AMPLIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA NAS UNIDADES DE SAÚDE NA ÁREA PROGRAMÁTICA 5.1″.
O curso foi ministrado pela Renata Reis – Especialista em comunicação, tradução e docência em libras.
Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
A Libras é oficialmente reconhecida como língua brasileira por meio da Lei nº 10.436, vigente desde 2002. Essa lei trouxe grandes benefícios para a comunidade surda, possibilitando a adoção de diversas ações no campo do ensino e aprendizado de Libras.
O Dia Nacional de Libras é comemorado em 24 de abril. Essa data evidencia a luta da comunidade surda quanto à construção de uma sociedade mais inclusiva.