Hoje 20/06/2022, no Auditório da OTICS Bangu, turno da manhã encontro de prevenção com o tema: Entendendo a Diabetes e Hipertensão Arterial, para os pacientes do CMS Manoel Guilherme da Silveira Filho; participaram da ação 5 pacientes; responsável palestrante: Elaine da Silva – Enfermeira da ESF.
No Brasil, as doenças cardiovasculares, o câncer, as causas externas e o diabetes representam 55,2% do total de causas de óbito, sendo que as doenças cardiovasculares respondem por 31% do total de mortes. Os Programas de Hipertensão Arterial e de Diabetes Mellitus da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, criados em 1987, estão implantados em todas as unidades de atenção primária (abrir como link indo para www.rio.rj.gov.br/web/sms/onde-ser-atendido), distribuídas pelos bairros da cidade em 10 áreas programáticas.
Com a expansão da Estratégia de Saúde da Família (ESF), cada vez mais a população tem acesso ao atendimento na Atenção Primária, o que consequentemente aumenta a captação de pessoas com hipertensão e diabetes que necessitam de cuidado e abordagem diferenciada. A detecção precoce e o acompanhamento adequado das doenças cardiovasculares na Atenção Primária podem reduzir significativamente a mortalidade e melhorar o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes. É importante ressaltar que atuar em doenças crônicas inclui uma discussão com a população sobre mudanças no estilo de vida: hábitos alimentares saudáveis, prática de atividade física, controle do peso e do tabagismo.
Saiba mais, acessando o link: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=4447174