OFICINA DE EVENTOS ADVERSOS PÓS VACIANAIS

Hoje 08/06/2022, turno da tarde, no auditório da OTICS Bangu, tivemos  a Oficina de atualização de EAPV: Fluxo de Notificação de EAPV e EI e acesso ao E-SUS Notifica. Público alvo: profissionais enfermeiros da Atenção Básica das unidades de saúde da AP 5.1.

Responsáveis pelo evento: Diretora da DVS – Isabela santos; Enf° da DVS – Felipe Miranda e Rafaela Pereira.

Saúde Pública Carioca.

Objetivo do Evento: Oficina de condutas técnicas e rotinas para Eventos Adversos Pós Vacinais.

Evento adverso pós vacinação (EAPV) é qualquer ocorrência médica indesejada após a vacinação, não possuindo necessariamente uma relação causal com o uso de uma vacina ou outro imunobiológico (imunoglobulinas e soros heterólogos).

A vacinação é uma das ações mais efetivas para proteger o indivíduo e a população contra doenças imunopreveníveis. Vacinas são produtos seguros e eficazes, porém, como qualquer outro medicamento, podem causar eventos adversos, que ganham maior visibilidade na medida em que as doenças são controladas, eliminadas ou erradicadas. Este trabalho analisou as ações de vigilância de eventos adversos pós-vacinação (EAPV) com base em dados da literatura científica e sites de programas de imunizações, agências reguladoras e de saúde, além da expertise dos autores nas áreas de imunizações e farmacovigilância. Com o aumento do número de vacinas no calendário básico e a ampliação do acesso da população, tornou-se fundamental o estabelecimento de um sistema eficiente de vigilância de EAPV no Brasil. Entretanto, a subnotificação de casos no Brasil e em outros países dificulta a detecção de EAPV, principalmente os raros. Informações sempre atualizadas sobre o benefício/risco das vacinas permitem que programas de imunizações deem respostas rápidas e claras aos rumores de EAPV. Isso garante a confiabilidade no sistema, ainda mais diante do crescente movimento antivacinista e a influência cada vez maior das mídias sociais na opinião pública.

Saiba mais, acesse o link: https://www.scielosp.org/article/csp/2020.v36suppl2/e00182019/